O Circuito Serra do Cipó tem nova Associação de Condutores de Visitantes

Fundação
por Ted Machado

Aconteceu no povoado de Lapinha da Serra, Santana do Riacho / MG, o encontro de fundação da Associação de Condutores de Visitantes do Circuito Serra do Cipó. Anseio antigo dos profissionais de turismo da região, a entidade foi criada com fins de organizar as bases do ordenamento da atividade dos condutores no Circuito Serra do Cipó.

Nas reuniões itinerantes que sucederam ao evento do dia 14 de janeiro de 2016 os participantes, dos povoados de Tabuleiro e Parauninha do município de Conceição do Mato Dentro / MG e povoados da Serra do Cipó e Lapinha da Serra do município de Santana do Riacho, trabalharam na elaboração do Plano de Ação, escolha do nome da entidade, entre outras prioridades. Registraram presença os condutores ambientais que em ata de fundação, aprovaram o estatuto e regimento interno, procederam com eleição e posse da primeira diretoria da Associação dos Condutores de Visitantes do Circuito Serra do Cipó, apelidada, ACV - Circuito Serra do Cipó.

A ACV - Circuito Serra do Cipó, conforme estatuto, tem por objetivo principal organizar a condução de turistas e divulgar a visitação conduzida em áreas naturais protegidas (trilhas e caminhos, Unidades de Conservação da Natureza, Áreas de Preservação Permanente e afins), em centros históricos, patrimônios tombados e registrados e sítios arqueológicos no Circuito Serra do Cipó, em especial nas regiões e rotas de interesse turístico nos municípios abrangidos, de forma organizada e profissional, visando contribuir para a formação de uma consciência ambiental e cultural de modo a conservar a natureza e o patrimônio cultural.Certificados

Ainda, no encontro foram distribuídos os certificados de participação da Oficina Empreendedorismo Social e Formação de Produtos Turísticos organizado pelo Instituto Produzir Turismo e Produção Associada, com execução da Atitude Consultoria e ATTUS. Todos os trabalhos registrados até o momento contam com a adesão dos empresários e comunidades locais, dos governos de Estado e municípios, que com apoio técnico e logístico tornaram estas conquistas possíveis, comenta o vice presidente da ACV - Circuito Serra do Cipó o Sr. Vilmar Aparecido da Silva.