Umiplart é reinaugurada em São Miguel do Oeste


Ana Liebert
Na manhã de segunda-feira, dia 24, a Umiplart (União Migueloestina de Artistas Plásticos e Artesãos) reinaugurou sua sede, que fica em uma sala anexa à Fundação Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de artesões e autoridade locais
De acordo com a presidente da União, Cleusa Ana Fontana Pühle, sua fundação ocorreu em 16 de Maio de 1986, contando com 57 associados, dos quais apenas 35 são ativos.
Segundo ela, a reforma durou cerca de 15 dias. O valor investido para a reforma ainda não foi contabilizado, pois houve uma contrapartida do projeto Economia Verde e Solidária, que tem como instituições parceiras Sebrae, BNDES, Fapesc e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo de Santa Catarina. Além do projeto, a União também recebeu doações, acrescenta.
A Umiplart trabalha com venda de diversos artesanatos, entre eles crochê, MDF decorado, patchwork marchetaria, esculturas e outros. Para a confecção de artesanatos é utilizada a reciclagem de materiais.
Conforme Cleusa, caso a União não tenha o material solicitado pelo cliente, podemos estar indicando um artesão qualificado para a realização do pedido.
Esta reforma veio para inovar e melhorar o espaço de atendimento aos clientes. A principal venda acontece para as pessoas de fora, as quais nos procuram como forma de levar um pedacinho de São Miguel do Oeste com eles, declara.
Emocionada, Cleusa conta que a União foi crescendo devagarzinho, com muitas dificuldades, mas em constante evolução. Iniciamos a luta por esta reforma ainda em 2007. Não foi fácil, enfrentamos muita burocracia, mas ao ver o sonho realizado, tudo valeu apena, relembra.
Cleusa, explica, ainda, que a União é um incentivo para a cultura, onde a mesma complementa a renda e serve de terapia.
Este ano, ainda colhendo frutos do projeto Economia Verde e Solidária, a Umiplart estará recebendo um ateliê para desenvolver o artesanato entre seus associados.
Nos próximos dias, a União também estará disponibilizando um site e-commerce.
Estou sempre em contato com os artesões em meu trabalho e me sinto realizada, não penso em lucros, procuro sempre ajudar as pessoas. É satisfatório, enfatiza.
Para o futuro, Cleusa acredita que a União só tende a melhorar.
A Umiplart funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h pela manhã e à tarde das 13h30 às 18h. Aos sábados, o atendimento é das 8h30 às 11h30.
http://www.adjorisc.com.br/