Setul realiza mais uma ação em prol do artesanato


Por Gabriela Carloni
A Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) realizou na tarde desta quarta, 19, o cadastro de mais 15 artesãos e trabalhadores manuais pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), no bairro Plácido de Castro, em Rio Branco.
Setul já realizou mais de 860 cadastros por todo o estado (Foto: Assessoria Setul)
Dessa vez, a ação foi feita junto à Associação Um Passo Para a Libertação, projeto independente criado a partir de uma iniciativa dos moradores do bairro, que a princípio tinha o objetivo de ajudar as mulheres em estado de vulnerabilidade, e que agora conta com mais de 60 sócios, que promovem ações solidárias para toda a comunidade.
Raimunda da Silva, presidente da associação, explicou: O projeto existe há mais de 10 anos, e o meu maior sonho é o de ver todos trabalhando. O artesanato surgiu como uma possibilidade de renda para a comunidade.
O cadastro é necessário para a concretização da Carteira do Artesão, que garante uma certificação dos trabalhadores manuais e profissionais e possibilita a comercialização de seus produtos em feiras nacionais e internacionais, promovidas e incentivadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
De acordo com Simone Nascimento, coordenadora de Artesanato na Setul, foram feitos 860 cadastros por todo o estado, número que cresce a cada dia. Ela orienta os artesãos interessados em adquirir sua carteira a entrarem em contato com a Setul, pelo telefone 3901-3020, ou diretamente na secretaria, no estádio Arena da Floresta.
http://www.agencia.ac.gov.br/