Restos de madeira e cobre viram ferramentas em miniatura, em RO

Restos de madeira e cobre viram ferramentas em miniatura, em RO
Para a produção, o artesão de Cacoal criou seus próprios equipamentos.
Artesão produz, em média, 30 kits por mês, com 18 ferramentas cada.
Magda Oliveira Do G1 RO
A riqueza de detalhes é o que mais chama a atenção nas peças em miniaturas produzidas pelas mãos do artesão Gilmar Teixeira, de 43 anos, morador do município de Cacoal (RO). São variados tipos de ferramentas feitas à mão, utilizando restos de madeira, zinco, cobre e alumínio. Para auxiliar no processo, o artesão criou seus próprios equipamentos em uma pequena fábrica, nos fundos da casa onde mora.
Gilmar conta que o artesanato entrou em sua vida a pouco mais de oito anos, quando sofreu um acidente de trabalho, que o impossibilitou de desempenhar suas funções. Desempregado, ele viu a possibilidade de fazer do artesanato a sua fonte de renda. Eu já tinha essas ferramentas em mente desde criança. Sempre pensei que um dia iria tentar fazer igual, lembra o artesão.
Após sua mãe ganhar de presente um machado em miniatura cravado em uma pedra, houve um resgate em suas lembranças de infância. Vendo o objeto, falei para minha mãe que eu conseguia fazer igual. Peguei o modelo e fiz. Depois da primeira ferramenta, passei a fazer outras, contou Gilmar, afirmando que hoje produz 18 ferramentas diferentes.
O kit é composto por machado; cavadeira boca de lobo; facão; picareta; enxadão; enxada; pá; rastelo; podão; cutelo; martelo; cavadeira; serrote; esquadro; foice; colher de pedreiro; desempenadeira e pé de cabra.
O artesão se dedica no acabamento das peças e para conseguir o resultado perfeito, criou máquinas para auxiliar no processo. Como não tinha recurso para comprar algumas máquinas que precisava para facilitar meu trabalho, utilize a criatividade e improvisei uma policorte e uma lixadeira, disse Gilmar, que dedica seis horas por dia para a confecção dos produtos. Por mês, ele produz, em média, 30 kits, que são comercializados na cidade. Além das ferramentas, o artesão também produz outras peças em miniatura, como camas, bancos, entre outros.
G1