Rendeiras do Ceará costuram maior renda do país e querem recorde

Peça mede aproximadamente um quilômetro de comprimento.
Recorde foi homologado nesta sexta-feira (13).
Após sete anos e oito meses de trabalho, quarenta rendeiras do município de Aquiraz, na Região Metropolitana, conseguiram entrar no livro dos recordes com a maior renda de bilro do país. O desafio era confeccionar uma renda com cerca de mil metros de comprimento e, nesta sexta-feira (13), um fiscal do RankBrasil homologou o recorde.
Bilro é uma técnica que utiliza linha em espinhos de mandacaru sobre uma almofada de palha de bananeira. A ideia de fazer o artesanato típico do Ceará entrar no livro dos recordes foi coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz, Antônio Moreira Menezes, mais conhecido como Lima. As rendeiras, com idade entre 20 e 65 anos, começaram o projeto em 25 de janeiro.
Até terminar a maior renda do país, as mulheres de diferentes gerações revezavam a almofada de rendar nas horas vagas no Centro das Rendeiras. Rozimeire de Jesus Pacheco, faz renda há 32 anos e aprendeu com a mãe a arte. Eu aprendi com a minha mãe e ela com minha avó. É tradição, mas hoje em dia é difícil o jovem querer aprender. Por isso, nós incentivamos. Estamos ensinando uma menina de onze anos no centro, explica.
O Centro das Rendeiras é formado por 60 lojas. A região recebe mais de 400 turistas por dia durante a alta temporada e o artesanato junto com a pesca são importantes fontes de faturamento para o município. Além das rendas de bilro, no local é vendido também renascença, bordados em ponto cruz, redes de dormir, roupas e iguarias.
A renda gigante ficará exposta no Complexo Artesanal de Aquiraz, na rodovia CE-040, no quilômetro 32. O horário para visitação é das 7h às 17h.
Rapadura
Os produtores de Pindoretama, também na Região Metropolitana de Fortaleza, pretendem entrar para o RankBrasil com a maior rapadura do país. Durante três dias, do sábado (14) a segunda-feira (16), eles prometem fazer o doce com cerca de cinco toneladas e duzentos quilos.
A rapadura deve chegar a aproximadamente 2 m etros de largura por 3,85 de comprimento com 35 centímetros de espessura. Um fiscal da RankBrasil também deve ir ao local para homologar o recorde.
G1