Projeto incentiva artesanato com materiais recicláveis

Projeto incentiva artesanato com materiais recicláveis
Retalhos de confecções estão virando itens de grande utilidade no cotidiano
Com criatividade, retalhos são transformados tapetes, bolsas e até capas para tablet
O que para muitos não passa de lixo, para a Associação de Artesãos Cantinho da Arte, pode ser uma valiosa matéria-prima.
Uma iniciativa desenvolvida pela entidade, com suporte técnico da Emater, está incentivando a utilização de materiais recicláveis para a produção de arte e luxo.
Com cerca de 14 anos de atuação, a associação adotou nesse ano o projeto Recriar, que consiste na confecção de peças como tapetes, sacolas, bolsas retornáveis, almofadas, capas para tablet, entre outras utilidades, com retalhos fornecidos por indústrias têxteis. O artesanato com materiais recicláveis está exposto no Cantinho da Arte, junto com outros trabalhos variados de artesanato. Sua comercialização ajuda a custear as despesas da entidade.
De acordo com Teresinha Stein, extensionista da Emater, o GT Artesanato/Vale do Caí, decidiu dar ênfase para a reciclagem de materiais, proporcionando cursos regionais de Tapetes Manuais, Tapetes de Tear, Tapetes à Máquina e Customização de Bolsas, que utilizam como base, retalhos de confecções. Nossa região tem um polo têxtil bastante expressivo, que gera uma grande quantidade de resíduos, os quais podem ser aproveitados para produção de artesanato, diminuindo o lixo produzido e proporcionando uma boa oportunidade de geração de renda às famílias envolvidas assinala Teresinha.
Também preocupada com a sustentabilidade do planeta, a artesã Maria Heinzmann valoriza o desenvolvimento do projeto.
Se todas as pessoas aproveitassem melhor os materiais que elas consideram lixo, os nossos lixões não estariam transbordando, aponta.
O embrião do grupo de artesanato de São Pedro da Serra surgiu em 2001. O objetivo era estimular a participação e proporcionar uma ocupação para que as pessoas pudessem ter um espaço para demonstrar seus talentos e capacidades.
Os resultados positivos e surpreendentes motivaram as participantes a continuar e buscar crescimento. A Associação de Artesãos Cantinho da Arte desenvolve-se articulada com o Fórum Regional da Agricultura Familiar do Vale do Cai, participando de eventos, potencializando o turismo e divulgando São Pedro da Serra.
Cleo Meurer - cleo.meurer@fatonovo.com.br
http://www.fatonovo.com.br/