Projeto de economia solidária é desenvolvido em Teresópolis, no RJ


Grupos se reúnem em evento promovido pela prefeitura nesta sexta (17).
Feira de Artesanato Local será realizada também em 2014.
Do G1 Região Serrana
Representantes de grupos que desenvolvem projetos solidários em Teresópolis, Região Serrana do Rio, se reuniram nesta sexta-feira (17) no 1º Encontro de Formação em Economia Solidária. Dentre os objetivos do evento, que foi promovido pela prefeitura da cidade, está o fortalecimento do Fórum Municipal do segmento e a promoção de políticas públicas para os profissionais. O grupo irá se reunir no dia 10 com o prefeito Arlei Rosa. O município vai apresentar projeto voltado para a implantação de ações, como a continuidade da Feira de Artesanato Local.
Grupos recebem orientações sobre empreendedorismo solidário.
Representantes do Lar Tia Anastácia, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis de Economia Solidária (AMARTES) e do Espaço Mulher estiveram presentes no encontro desta sexta-feira.. Para a coordenadora administrativa do Lar Tia Anastácia, que gera trabalho e renda para mulheres por meio da reciclagem do jeans, a continuidade da Feira de Artesanato Local será bastante positiva. Elas estão bastante engajadas nesta nova iniciativa, pois terão mais espaço para expor suas mercadorias, comentou Flávia Becker.
A economia solidária ganha força como uma medida inovadora e alternativa de geração de trabalho e renda. O conceito compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca e redes de cooperação, entre outras. Entende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizado sob a forma de autogestão.
A prefeitura garante que a reunião desta sexta-feira (17) foi a primeira de outra que vão acontecer. A Feira de Natal foi um sucesso e agora vamos prosseguir com a valorização dos artesãos do município, pontuou o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio. Ele ressaltou a união do grupo e o crescimento gradativo do fortalecimento da categoria.