Projeto capacita artesãs de Fortaleza de Minas


Clic Folha
O ano de 2013 foi de grande aprendizado para as integrantes da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas (Associart). Por meio do projeto Mulheres Empreendedoras, iniciativa da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, 15 artesãs receberam uma consultoria da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) nas áreas administrativas, contábeis e de marketing para qualificação e comercialização dos produtos da empresa. As atividades também capacitam as artesãs para competir no mercado de trabalho de Passos e região, polo industrial de confecções do sul de Minas, sendo coordenadas pelos cursos de Moda e Administração da FESP. Os resultados alcançados nos últimos dozes meses foram positivos: aquisição de três máquinas industriais de costura, redução dos custos de produção, aumento de renda e gestão das áreas contábeis e administrativa.
Durante a consultoria, as associadas também passaram por cursos de capacitação que trataram de temas como associativismo, plano de negócios, comercialização de produtos e vendas online, corte e costura industrial. O conhecimento adquirido nas atividades possibilitou à Associação aumentar em 160% sua receita mensal, e em 129% a renda de suas integrantes, de R$ 118,00 para R$ 270,72, além de ter auxiliado a instituição a reduzir em 75% seus custos operacionais e a elaborar um planejamento para gerar capital de giro.
Com boas perspectivas para 2014, a Associação pretende aumentar a produção de panos de prato e aproximar a relação comercial com o Pão de Açúcar de São Paulo, um dos maiores varejos de alimentos do Brasil. Nos primeiros meses de 2014, a Associart já vendeu 2.750 unidades do produto para a empresa, 27% do que foi comercializado em 2013. Nossas expectativas são as melhores possíveis, destaca Maria Luzia Ferreira, presidente da Associart. A gestora credita parte desse sucesso à ação desenvolvida pela Votorantim Metais, ao implantar processos administrativos para qualificar e gerenciar a receita da instituição. Aprendemos bastante com a consultoria que recebemos. Algumas integrantes estão mais envolvidas nos processos administrativos da Associação, auxiliando nos controles de fluxo de caixa e balanços contábeis, explica.
Ficamos orgulhosos em perceber que nossas ações estão contribuindo para o desenvolvimento de Fortaleza de Minas e a melhoria da qualificação profissional de seus cidadãos, ressalta Antonio Eymard Rigobello, gerente geral da Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais.

http://www.clicfolha.com.br/