Prefeitura de Santa Cruz inaugura espaço para artesãos

Prefeitura de Santa Cruz inaugura espaço para artesãos
Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz abriga trabalhos de associados do Artesc
A partir desta segunda-feira, 16, a Associação dos Artesões de Santa Cruz do Sul (Artesc), está expondo e comercializando o artesanato de seus associados no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea. A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito Telmo Kirst, da vice-prefeita Helena Hermany, do secretário de Educação e Cultura, João Miguel Wenzel, da coordenadora do Departamento de Cultura da Smec, Margaret Rodrigues, e dos próprios artesãos.
De acordo com a presidente da Artesc, Lúcia de Figueiredo, o artesanato ganha em valorização com a disponibilização de um espaço pelo Poder Público Municipal no Centro de Cultura. Ela ressalta que hoje a entidade conta com 16 associados, mas que existem no município cerca de 450 artesãos em atividade e que, para muitas famílias, o artesanato virou a principal, quando não a única fonte de renda e sustento.
O chamado Recanto do Artesanato vai funcionar inicialmente no mesmo horário de atendimento do Centro de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h30. Em outubro o espaço do artesanato abrirá também aos sábados pela manhã, das 8h30 às 11h45. No local os visitantes poderão encontrar uma diversidade de trabalhos manuais, feitos a partir de tecidos, fios, madeira, bambu, biscuit e outros materiais.
A vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, destacou o artesanato como uma importante forma de manifestação cultural e artística de uma comunidade. Ao compartilhar o mesmo espaço com outras formas de artes, oficinas do Departamento de Cultura e com as exposições diversas que este local abriga ao longo do ano, o artesanato ganha um novo olhar por parte da comunidade e, com certeza, vai enriquecer ainda mais este local, que é uma importante referência histórica de Santa Cruz do Sul, disse.
Na ocasião a vice-prefeita anunciou que um dos projetos futuros para incrementar as atividades do Centro de Cultura é a instalação de um café, junto à antiga plataforma de embarque da estação. Já o vagão que ali se encontra, poderá abrigar uma exposição de fotografias dos tempos da Maria Fumaça.
http://www.gaz.com.br