Prefeitura de Nova Andradina capacita artesãs do município

Prefeitura de Nova Andradina capacita artesãs do município
A Prefeitura de Nova Andradina realizou nesta semana a Aula Inaugural do curso de Design em Artesanato. Com duração de 80 horas e totalmente gratuita, a capacitação é direcionada às artesãs do município e será aplicada em duas etapas. Ao todo, 46 profissionais estão inscritas na oficina.
Abertura foi realizada na Galeria Guiomar Soares Andrade - Foto: Natalho Cuer/PMNA
A qualificação é ofertada por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e conta com o apoio das secretarias de Educação, Cultura e Esporte (Semec), Políticas Públicas para Mulher e Cidadania e Assistência Social (Semcias) e do Conselho Municipal de Cultura.
A abertura foi realizada na Galeria Guiomar Soares Andrade, do Museu Municipal Antonio Joaquim de Moura Andrade. A solenidade contou com a presença das secretárias Nair Aparecida Lorencini Russo e Jozeli Chulli, além da gerente de Cultura Wanger Dantas.
Também estiveram presentes as técnicas em Artesanato Patrícia Calda e Selma Brito Betelo, juntamente com a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS Arlene Barbosa Vilela, que representou o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.
Na oportunidade, Wanger Dantas comentou sobre a importância do curso e parabenizou a participação das artesãs. Aprender é sempre bom, disse. A secretária de Educação complementou a profissional. Aproveitem para adquirir ainda mais conhecimento, pois precisamos conhecer mais, para fazer melhor, acrescentou Nair.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais Arlene Vilela, a oficina visa oferecer capacitação às artesãs, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de criação de novos produtos e estilos de aprendizagem que irão contribuir no aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos.
Na ocasião, Jozeli Chulli destacou que a qualificação é uma excelente experiência para aprofundar o conhecimento e melhorar a produção das artesãs. Conforme a gestora, o apoio do prefeito Roberto Hashioka foi fundamental para realização do curso, que além de trazer novidades, aperfeiçoará os produtos confeccionados por estas profissionais.
A iniciativa que irá contemplar as artesãs de Nova Andradina é da Secretaria de Políticas Publicas para a Mulher, através do Conselho de Cultura e Gerência de Cultura, que se articularam e conseguiram trazer o curso para Nova Andradina, em parceria com a FCMS.
http://www.agorams.com.br