Prefeitura de Fortaleza promove Feira de Boas Ideias em Artesanato

Prefeitura de Fortaleza promove Feira de Boas Ideias em Artesanato
Beneficiados por projetos habitacionais tiveram a oportunidade de expor os produtos na sede da Habitafor.
O estacionamento da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), órgão da Prefeitura de Fortaleza, recebeu na última quinta-feira (14/08) a I Feira de Boas Ideias em Artesanato. Foram expostas novidades decorativas, roupas, miniaturas com materiais reciclados, peças para cozinha, culinária nordestina e chocolates.
O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e teve o objetivo de reunir materiais produzidos pelos beneficiados dos projetos de habitação de Fortaleza. Contemplada no habitacional Casa e Renda, no Rodolfo Teófilo, dona Josefa Araújo (89), desde a infância, confecciona peças de crochê. Eu fazia as roupas para as minhas bonecas e fui desenvolvendo prática. Espero continuar porque isso, para mim, é uma terapia. Eu gosto muito do que faço, afirmou. Dona Josefa expôs diversos materiais de crochê como roupas, caminhos de mesa, panos de prato e bonecas.
A feirinha também divulgou peças confeccionadas pelas pessoas em situação de rua que são acompanhadas pela Pastoral do Povo da Rua e pela Secretaria de Trabalho e Combate à Fome (Setra). O artesão Beto Francisco contou que, durante as viagens realizadas pelo Brasil, aprendeu a fazer peças decorativas com alumínio e macarrão de cadeira, como miniatura de instrumentos musicais, bicicletas e notas musicais. Apresento meu trabalho nas ruas do centro, recebo encomendas e é disso que eu tiro meu sustento, afirmou.
O artista também é agente social do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua e acompanha outras pessoas que atuam no segmento. Eu fico muito feliz com essa oportunidade e espero que essas iniciativas possam continuar porque estimulam o nosso trabalho, comemorou Beto Francisco.
Temos muitas iniciativas empreendedoras nos conjuntos habitacionais e queremos continuar estimulando os nossos artistas, defendeu a presidente da Habitafor, Eliana Gomes. Ela ressaltou que a ideia de expor os produtos será ampliada posteriormente. Estamos experimentando esse momento e foi muito proveitoso. As pessoas estão gostando e consumindo produtos de qualidade, e nós vamos buscar fortalecer a parceria com a SDE e com as beneficiadas, ratificou.
A I Feira de Boas Ideias em Artesanato recebeu expositores do Projeto Vila do Mar, Conjunto Casa e Renda, Socorro Abreu e Pastoral do Povo da Rua.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
http://www.fortaleza.ce.gov.br/