Prefeitura apoia pequenos produtores de Dourados


Prefeito Murilo quer tornar Dourados referência na produção da agricultura familiar
Máquina da prefeitura trabalha na limpeza de açudes e drenagem em pequenas propriedades; incentivo à agricultura familiar é garantido em lei - Foto: Rubens Moreira/Semafes
Com a criação da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), a Prefeitura de Dourados iniciou uma revolução no atendimento ao pequeno produtor. Eles recebem apoio logístico, no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação.
Um dos casos de sucesso foi a implantação de dez unidades do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no distrito de Vila Vargas. Na semana passada eles começaram a vender a produção numa feira de produtos orgânicos criada pela prefeitura no bairro Izidro Pedroso.
Todos os dez pequenos produtores receberam apoio de tratores da prefeitura para a limpeza da área da horta e construção dos canteiros. Muitos deles também fizeram limpeza dos açudes de piscicultura e limpeza de canais com ajuda de uma retro-escavadeira da prefeitura.
O secretário Landmark Ferreira Rios explica que uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores autoriza o uso de máquinas e tratores públicos no apoio à agricultura familiar. Ainda neste semestre, segundo o secretário, começa a implantação de um lote com outros 10 PAIS no assentamento Lagoa Grande.
Vangivaldo Belo da Silva, dono do Sítio Bela Vista, em Vila Vargas, é um dos produtores apoiados pela prefeitura. No sítio dele, um trator da prefeitura fez a preparação do local e construiu os canteiros da horta. Ele também recebe assistência técnica. Estamos recebendo bastante apoio, conta.
Olavo Amorin da Silva, do Sítio São José, na 6ª Linha, além do trator para o preparo da horta, recebeu os serviços de retro-escavadeira para a limpeza de um açude que vai usar para desenvolver a piscicultura e de canais que conduzem água na propriedade. O apoio que recebemos está muito bom, comemora.
Vanilton Souza Leão, do Sítio Recanto Paturi, em Vila Vargas, também recebeu os serviços do trator na horta e da retro na limpeza de um açude. A prefeitura está dando um incentivo bom para ajudar a nós, pequenos produtores, a produzir mais alimentos.
A proposta do prefeito Murilo é investir no apoio à agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos orgânicos. Até o final do ano serão 30 hortas do Projeto PAIS implantadas.
Na semana passada foram oficializados os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas, que vão ser exemplos de produção com alta tecnologia. Os APLs são em parceria com o governo do Estado e o Sebrae. Vários equipamentos oriundos da parceria do governo federal nos APLs serão utilizados nos projetos.
A Semafes desenvolve também o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que visa garantir moradia de qualidade a produtores familiares. A prefeitura ainda prepara projetos para o desenvolvimento da produção de erva mate, oleaginosas para a indústria do Biodiesel, além de outras ações.
http://www.agorams.com.br/