O que seria jogado fora pode virar artesanato e renda extra

O que seria jogado fora pode virar artesanato e renda extra
Curso ensina como aproveitar materiais recicláveis
Débora Ertel
Sapiranga - Até hoje, as alunas do curso de artesanato com material reciclável, que é ministrado pela professora Marlusa Carvalho, terão oportunidade para aprender como ajudar o meio ambiente, fazer arte e ainda aprender um ofício para garantir uma renda extra. A atividade, que ocorre no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga, começou na terça-feira e está ensinando a transformar materiais que seriam descartados em objetos de decoração, utensílios para a cozinha e até enfeites de Natal. A formação é proporcionada pelo Sindicato Rural do Vale do Paranhana, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As mulheres que participam da capacitação já produziram porta-tesoura, garrafas decoradas, chaveiros, bolsas e guirlandas natalinas. Segundo Marlusa, o segredo para fazer artesanato com jornal velho, retalhos, restos de papel, latas, garrafas PET e botões é uma só. A didática é fazer e repetir. Assim elas gravam o passo a passo, disse. O curso também aborda aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança no trabalho.
A turismóloga Roberta Rothen, 32 anos, quer unir o útil ao agradável. Ela decidiu fazer o curso e aprender artesanato para poder passar o conhecimento adiante. Dá para desenvolver essa ideia com as comunidades e assim elas confeccionarem produtos para venderem aos turistas, ressalta.
Saiba mais
Mais capacitações vão ocorrer em 2013. De 5 a 7 de novembro, ocorrerá o curso de panificação. Já nos dias 6 e 7 de novembro, a capacitação será sobre processamento de peixes.
Para participar das qualificações, basta ter 18 anos ou mais e se inscrever.
Não há taxa de inscrição e é cobrado apenas o valor referente aos gastos com material.
Cada curso tem 20 vagas, que preferencialmente são direcionadas para produtores rurais. As técnicas são repassadas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O curso de artesanato com material reciclável tem a participação de 15 pessoas.
O Centro Municipal de Estudos Ambientais (Semeam) fica na Rua São Jacó, 2.741, no bairro São Jacó, em Sapiranga.
Contatos: (51) 3959-1007.
http://www.diariodecanoas.com.br