Natal está chegando e amantes do artesanato já fazem lembranças

Natal está chegando e amantes do artesanato já fazem lembranças
TALITA RUSTICHELLI
Durante muito tempo, quando as longas viagens de navio eram a única forma de partir para locais distantes, foram tradição em Portugal os chamados Lenços de Namorados. As moças apaixonadas costumavam ficar horas bordando um lenço e o entregavam ao amado quando ele fosse se ausentar. Os lenços também eram uma declaração de amor, oferecidos pelas jovens aos rapazes com quem desejavam algum compromisso.
Fazer um presente, colocar-se à disposição para elaborar um mimo a alguém querido é algo bastante significativo, sobretudo nos dias de hoje, quando é tão fácil ir a qualquer loja e comprar algo já pronto. Há quem ainda faça questão de presentear não só pretendentes, namorados ou maridos, mas também outros familiares e amigos com algum objeto feito pelas próprias mãos.
Com o Natal se aproximando, muitos vão dando início às produções. Os materiais são variados: tecido, linha, madeira, tinta. Vai do gosto do artesão e também de quem receberá o presente. A designer de moda Maria Luíza Avanso, 25, afirma que já projeta o que fará para o final do ano e que tenta presentear as pessoas com coisas úteis, como porta-canetas, carteiras, chaveiros, ou algo para enfeitar a casa. O que nunca falta é um cartão e uma embalagem bem bonita, ressalta. Tanto a família quanto o namorado e as amigas já ganharam alguma lembrança feita por ela.
PRESENTES
A dona de casa Inês de Andrade Rocha, 52, conta que todo Natal presenteia as mulheres da família que moram no Paraná com algo feito por ela. Panos de prato, tapetes de crochê, toalhas de banho bordadas, caixinhas de MDF decoradas são algumas de suas produções. Eu gosto de agradar as pessoas com algo que eu mesma fiz. É um carinho a mais, afirma, explicando por que prefere fazer os presentes. Ela conta que começou a fazer um curso de patchwork este ano e alguns dos presentes serão feitos com a técnica, que consiste em costurar vários pedaços de tecidos, formando desenhos geométricos.
http://www.folhadaregiao.com.br