Mulheres formam associação para criação de artesanato em Goianá, MG


Mais de mil peças à venda em lojinha própria constituem catálogo do grupo.
Vice-presidente destaca união para ampliação do mercado.
Do G1 Zona da Mata
A dedicação de produtoras rurais à produção de artesanato deu vida a Associação de Artesãs de Goianá, formalizada há quatro anos. O trabalho coletivo rendeu um catálogo com mais de mil produtos em diferentes técnicas, que estão à venda nas prateleiras da lojinha. As tradições da vida no campo são fonte de inspiração.
Para aumentar o estoque da associação, Darci Salustiano, produtora rural e artesã ,encontra tempo em meio ao trabalho na fazenda para criar peças. Essa parte é o meu lazer, onde eu relaxo, me reciclo e viajo nas minhas ideias. A minha expectativa é de chegar na sede da Associação e em primeiro lugar falar com as meninas. Depois, se vender, eu fico mais feliz, afirmou.
A vice-presidente da Associação, Maria do Rosário, destaca que a união é fundamental para ampliar o mercado de vendas e incrementar a renda. Todo mundo que vem admira e acha interessante. Do jornal podemos fazer uma peça, uma luminária e vasos. Da palha, fazer uma flor. Eles acham interessante, afirmou.
A artesã e produtora rural Cecília Lima Cândido afirma que, além do retorno financeiro, o trabalho é motivo de satisfação. Em primeiro lugar, vem nosso prazer de produzir e saber que alguém gostou e levou para casa, lembrando que esteve em Goianá. Acho que isso que nos toca e dá estimulo de produzir mais, disse.