Mulheres de Capixaba recebem veículo adquirido com emendas de Perpétua Almeida


A parlamentar entrega Frontier para cooperativa de mulheres de Capixaba
Atualmente a cooperativa passa por mudanças, substituindo a produção artesanal pela industrial
A caminhonete foi adquirida pela Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof), com uma emenda da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). O veículo foi entregue na sede da Coopervida, em Capixaba, Cooperativa que foi criada em 2007 e reúne 35 mulheres e 144 produtores rurais. Todas as cooperadas são mulheres carentes que recebem auxílio Bolsa Família.
A partir da confecção de doces e polpas de frutas regionais, além de iogurtes e doce-de-leite (produção que atinge a média de duas toneladas por mês), e contratos com o governo do estado, as mulheres obtêm uma renda mensal média de R$ 350.
Juntas, elas mantêm uma rede que integra as zonas rural e urbana do município, através da aquisição dos produtos dos 144 produtores rurais cadastrados.
Nós sonhávamos com esse dia. Essa caminhonete vai facilitar a nossa vida e a do produtor rural porque vamos poder pegar o produto na casa do produtor, o que sai mais barato para nós e que resulta em mais dinheiro para o produtor que não terá gastos com transporte, disse a presidente da Coopervida, Maria Soares.
Atualmente a cooperativa passa por mudanças, substituindo a produção artesanal pela industrial. Para isso contam com o apoio da Seaprof que forneceu o maquinário necessário.
Enquanto as mulheres da Coopervida estavam cozinhando nos tachos, tínhamos uma deputada nos representando em Brasília. Por isso é que as coisas dão certo, destacou o vereador Damião Queiróz (PT), referindo-se a atuação da deputada Perpétua Almeida.
Para o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, a Coopervida é mais uma prova do esforço do governo do estado em fortalecer toda a cadeia produtiva, através de pequenos empreendimentos. O governador Tião Viana tem pedido reiteradas vezes que a gente fortaleça cada vez mais as comunidades e empreendimentos rurais. Essa é uma preocupação dele. Só para se ter uma idéia, em 2014, vamos dispor de R$ 46 milhões para compras diretas do produtor rural. O governo do estado só tem a agradecer esse investimento que vem da parlamentar.
A deputada Perpétua Almeida agradeceu o empenho do governo do Estado. O Louro (Lourival Marques), tem sido um amigo e parceiro do mandato. Eu coloco emendas sem temor para o governo do Estado chegar nas pessoas mais simples e necessitadas. Fazemos isso com o maior carinho e atenção para melhorar a vida da mulherada.
http://www.oriobranco.net/