Livro vai mostrar artesanato com lã e pele de ovinos no Centro-Oeste

Livro vai mostrar artesanato com lã e pele de ovinos no Centro-Oeste
Da Redação
O Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, aprovou a captação de recursos para a confecção da pesquisa e publicação do livro Artesanato de Lã e Pele de Ovinos no Centro-Oeste, que será executado a partir de setembro de 2013.
O objetivo geral do trabalho é registrar e analisar os processos de elaboração, por artesãos do Centro- Oeste, de material feito com subprodutos da ovinocultura - lã e pele - e correlacionando essa produção ao fomento do turismo cultural de base regional e local.
Serão documentadas as iniciativas de produção, distribuição e vendas que são desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, e no Distrito Federal, visando entender a diferença entre os diversos modelos de organização da produção do artesanato feito a partir de lã e de pele de ovinos. Assim, será possível determinar os fatores relacionados ao sucesso e às dificuldades de cada uma das iniciativas estudadas.
Os autores são pesquisadores e consultores com experiência na área de Turismo, Desenvolvimento Local e Ovinocultura, e que atuam no cerrado brasileiro. Entre eles, estão André Sorio, Carolina Palhares, Fernando Miranda Junior, Fernando Reis, Lucas Rasi, Milton Mariani, Thiago Gomes, entre outros.
Serão publicados dois mil exemplares do livro resultante do estudo, dos quais mil exemplares serão distribuídos de forma gratuita à bibliotecas públicas - de escolas técnicas, de universidades, de institutos federais e do programa Arca das Letras - e também aos membros da cadeia produtiva da ovinocultura do Brasil, assim como para órgãos de cultura e turismo do Centro-Oeste.
Pessoas físicas e empresas podem participar do projeto. As contribuições podem ser abatidas integralmente do Imposto de Renda, como forma de incentivo. Mais informações podem ser obtidas através do email artesanato.laepele@hotmail.com.
http://www.odocumento.com.br