Ji-Paraná terá primeira feira de artesanato

Ji-Paraná terá primeira feira de artesanato
(Da Redação) Cerca de 80 artesãos e artistas de Ji-Paraná terão a oportunidade de comercializar seus produtos todas às sextas-feiras das 17h30 às 19h30 na Praça do Teatro Dominguinhos através da FEMARTE (Feira Municipal de Arte). Serão comercializados diversos artigos artesanais produzidos por artistas e artesãos do município, como biojoias, vasos, peças em cerâmica, trabalhos em madeira, pinturas em tela e tecido, bordados, entre outros artigos. A Femarte será realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural e Casa do Artesão. O lançamento oficial acontecerá no dia 1º de novembro.
Na noite da última quarta-feira (25), foi realizada uma reunião com a equipe organizadora e todos os expositores inscritos na Femarte visando ultimar os preparativos para o inicio da feira. Durante a reunião, os expositores foram informados pela Organizadora da Feira, Lilian Pires e pela presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, que a prefeitura não cobrará nenhum tipo de taxa e irá disponibilizar as
barracas para os participantes. Como as barracas são desmontáveis, a prefeitura irá levá-las até o local da Feira e as recolherá após o término. Também será disponibilizado um espaço para a praça de alimentação que atenderá os visitantes e expositores.
Conforme a primeira dama, Lilian Pires, a Femarte terá como principal objetivo incentivar e valorizar os artistas e artesãos locais, contribuindo para o fomento de renda de diversas famílias que vivem da comercialização de artigos artesanais. Como o caso da artesã, Gabriela Fernandes da Silva, que há quatro meses comercializa pelo Facebook artigos de decoração e assessórios para crianças e casamentos. Gabriela acredita que a Feira dará um impulso em suas vendas. O comercio pela internet é interessante, mas a Feira dará uma visibilidade maior e tenho certeza que terei uma margem de venda muito maior, ressaltou.
PREÇOS ACESSÍVEIS - A exposição também será uma forma da população conhecer os produtos confeccionados no município. São tantas peças lindas e de qualidade que são feitas por artistas da nossa cidade e que serão comercializados a preços acessíveis, ressaltou Lilian Pires.
Já a diretora da Casa do Artesão, Cida Rocha, ressaltou que não será permitida a exposição e comercialização de produtos industrializados. É uma feira onde todos os produtos serão artesanais. Este é um consenso entre a organização e os expositores, já que o principal objetivo da Femarte é dar visibilidade a produção dos artesãos e artistas ji-paranaenses, ressaltou.
O vereador Lorenil Gomes que tem apoiado a realização da Femarte, enalteceu a atenção especial que o Prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires tem dispensado aos artesãos. O Prefeito Jesualdo tem sido um grande incentivador dos artistas em nossa cidade. Entregou recentemente a reforma da Casa do Artesão e tem dado total apoio as ações desenvolvidas pela Fundação Cultural, agradeceu. Com informações da Assessoria.
http://www.correiopopular.net