Governo do Estado entrega mais um Registro de Produção Artesanal

Da Redação
Agência Pará de Notícias
A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) entregaram na última segunda-feira, 30, mais um Registro de Produção Artesanal. O documento, emitido pela Adepará sob o número 13, é o quarto entregue a produtores artesanais de Queijo do Marajó - repassado ao casal de produtores Marcus e Cecília Pinheiro, proprietários da fazenda São Victor, localizada na margem esquerda do rio Paracauary, no município de Salvaterra.
Ivaldo Santana e Sávio Pereira estiveram presentes à cerimônia pela Adepará; Hildegardo Nunes e Edith Mello, pela Sagri, e Péricles Pinheiro representou o Sebrae. Para Cecília Pinheiro é muito importante que o Queijo do Marajó receba esse registro. Trabalhamos arduamente para conseguir termos produtos de qualidade e assim ter a satisfação dos consumidores. Ter o reconhecimento desse trabalho é grande valia para continuarmos a melhorar ainda mais, disse a fazendeira.
Sagri, Adepará e Sebrae trabalham em conjunto para que a produção do Queijo do Marajó venha ser, em toda a sua cadeia produtiva, certificada, e assim, possa ser comercializada em todo o estado do Pará. A emissão do Registro de Produção Artesanal é o primeiro passo para a certificação completa.
Para receber o registro de produção artesanal, o produtor deve se adequar às normas estabelecidas pela Adepará, que preveem melhorias nas instalações onde o queijo é produzido, como é embalado, como o produto é transportado, dentro das exigências sanitárias previstas nas Boas Práticas de Produção.
Essas regras também estão elencadas no Protocolo do Queijo do Marajó, que está em tramitação, desde março do ano passado, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Depois desse trâmite e com o aval o Ministério, o Queijo do Marajó poderá ser comercializado em nível nacional.
O Governo do Estado, por meio da Sagri e Adepará, continua trabalhando para melhorar o segmento de produção do Queijo do Marajó. Durante todo o ano passado, em parceria com o Sebrae, foram ministrados vários cursos de Boas Práticas de Produção aos produtores da ilha do Marajó.

Texto:
Dedé Mesquita
Fone: (91) 4006-1210 / (91)8883-1339
Email: dedemesquita@gmail.com
Secretaria de Estado de Agricultura
http://www.agenciapara.com.br