Feira das Trocas Solidárias é marcada por grande procura


Objetivo é praticar princípios da economia solidária
A 6ª edição da Feira de Trocas Solidárias, que ocorreu na tarde deste domingo, 25, no Parque da Sementeira, atraiu grande público. O evento tem como objetivo praticar os princípios da economia solidária e é uma iniciativa da ONG Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (Sahude).
Crianças e adultos puderam compartilhar o momento de desapego, que ocorre logo na separação dos objetos. A segunda parte acontece com a arrumação dos objetos em forma de espiral, para que os interessados possam ver a exposição como um todo. As roupas, livros, calçados, bolsas e brinquedos ficam espalhadas pela grama e no momento da troca os envolvidos se abraçam como forma de agradecimento.
De acordo com a presidente da ONG Sahude, Márcia Arévalo, a Feira de Trocas é para renovação das relações entre as pessoas e também de objeto. Ela conta que já está há 1 ano sem comprar roupas para a famílias. Quando a gente começa a separar os objetos que não mais usamos, já é um exercício de desapego material. Esse é um momento que ajuda a repensar o consumismo, pois ao arrumar e selecionar as coisas que vamos trocar e pensamos porque temos aqueles objetos e porque compramos tantas coisas, explica Márcia.
Thiago Fragata participa da feira da troca desde a sua 1ª edição. Da feira, ele conseguiu um livro. Eu consegui trocar por livro que é um clássico, História da Morte no Ocidente, de Philippe Ariès, diz.
Além dos objetos há também a troca de serviços e para participar é preciso levar objetos em perfeitas condições de uso, mas que por alguma razão não lhes servem. Podem ser CDs, filmes, livros, objetos de decoração, artesanatos, pinturas, poesias, desenhos, fotografias, brinquedos, roupas, ferramentas, produtos de beleza, chapéus, brinquedos, entre outros. Além de objetos, os participantes podem ofertar também serviços e saberes como, por exemplo, reiki, massagem, acupuntura, trabalhos técnicos e oficinas.
Por Eliene Andrade
http://www.infonet.com.br/