Embaixador da Croácia conhece joias e artesanato no Espaço São José Liberto


No Museu de Gemas, o embaixador croata Drago Stambuk disse ter ficado encantado com as peças arqueológicas e minerais do acervo
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Em visita oficial ao Pará, o embaixador da Croácia, Drago Stambuk, conheceu o Espaço São José Liberto e detalhes do trabalho de joalheria do Programa Polo Joalheiro do Pará. Convidado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB), o embaixador veio ampliar seus conhecimentos sobre o Brasil. No Pará, onde permanecerá por cinco dias, ele participou de reuniões com os secretários de Estado de Cultura, Paulo Chaves; de Turismo, Adenauer Góes, de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, e com a diretora do Estádio Olímpico do Pará, Cláudia Moura.
O diplomata viu o trabalho de ourivesaria realizado no São José Liberto, e adquiriu algumas peças de joalheria. Drago Stambuk disse ter ficado encantado com o artesanato exposto na Casa do Artesão, como as peças em madeira de lei e as várias cerâmicas. O espaço é muito bonito e amplo. A Amazônia é muito bonita e ampla, e precisa ser preservada em espaços assim, declarou o diplomata sobre o Espaço São José Liberto, que é mantido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
Drago Stambuk afirmou que a relação entre Brasil e Croácia é importante, e reiterou sua admiração pela arte e a cultura do Pará. Segundo ele, o meio ambiente, a natureza e a cultura estão bem integrados, e por isso é muito importante proteger a Amazônia. Estamos todos conectados em nossos países, afirmou.
Ele comparou também o tamanho de seu país em relação ao Brasil, dizendo que não precisamos de mais estradas na Amazônia, e sim de mais navios. É preciso usar mais os rios. A Croácia é um grande produtor de navios, e é um dos primeiros em produção no mundo.
O Museu de Gemas do Pará também encantou o diplomata da Croácia, com o acervo que inclui gemas minerais e orgânicas, fósseis e material arqueológico. O diplomata destacou a importância da preservação histórica para a região e a beleza das peças expostas.
O encontro do diplomata com o governador Simão Jatene aconteceu no Comando Geral da Polícia Militar. No roteiro de Drago Stambuk estão incluídos, ainda, o Mangal das Garças, o Complexo Feliz Lusitânia, o Theatro da Paz, a Catedral de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré, onde terá um encontro com o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
Drago Stambuk é médico e possui mais de 50 livros publicados. Ele também atuou como médico e embaixador em vários países durante conflitos na Europa. A Croácia foi o 28º país a ingressar na União Europeia, e possui um grande programa de proteção ambiental de seus ecossistemas.
Ao final da visita, o embaixador recebeu souvenirs da instituição.
Luiz Armando Paes Loureiro Viana
São José Liberto
http://www.agenciapara.com.br/