Em sua 15ª edição, feira do Jequitinhonha reúne artesanato produzido em 22 municípios


Por Redação online | Para: CBN Foz
Entre os dias 5 e 10 de maio, a Praça de Serviços receberá a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que este ano chega à décima quinta edição.
Feira de Artesanato: Exposição acontece no campus Pampulha até o dia 10
Durante o evento, serão montados os tradicionais estandes das associações de artesãos da região, com peças de decoração, roupas e acessórios produzidos em 22 municípios.
A feira é uma ação do projeto Artesanato Cooperativo, que integra o eixo de geração de ocupação e renda do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, e tem o objetivo de criar oportunidades de negócio para o artesanato produzido na região. Além da feira, haverá uma homenagem aos mestres ceramistas Ulisses Mendes, de Itinga, e Noemiza Batista, de Caraí.
Atrações culturais também compõem a programação do evento. Participam os grupos Boi de Janeiro e Nega Maluca de Maria Trovão, de Itaobim; o Grupo Converso e o Coral Flor de Liz, de Itinga, e o grupo musical Cataventoré. Também serão exibidos documentários sobre os mestres homenageados em outras edições e a obra Os meninos e o boi, que narra a história da Folia de Reis em Rubim.
Leia também:
Histórico
A Pró-reitoria de Extensão, por meio do Polo Jequitinhonha, realizou em 2000 a primeira Feira de Artesanato. Desde então, o evento acontece anualmente na Praça de Serviços, sendo que em 2001 tornou-se atividade permanente do calendário da UFMG. O evento é agendado para a semana que antecede o Dia das Mães, por ser uma ocasião que movimenta o comércio e aumenta o volume de vendas.
Outras informações estão disponíveis pelo telefone (31) 3409-4067 ou no endereço eletrônico polojequitinhonhaufmg@gmail.com.
Confira a programação:
5 a 10/5 - Feira na Praça de Serviços: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, de 9h às 14h
5 a 9/5 - Exposição Noemisa: vida e obra
5 a 7/5 - Aulas abertas com Mestre Ulisses na Escola de Belas Artes
Dia 6
12h30 - Grupo Teatral Conversos (Caraí)
Lançamentos dos documentários: Mestra Dona Pretinha (Itaobim) e Os meninos e o boi (Rubim)
Dia 7
12h30 - Grupo Cataventoré
Lançamentos dos documentários: Mestra Dona Ana do Baú (Minas Novas) e Mestra Dona Geralda Leite (Francisco Badaró);
Dia 8
17h - Homenagem aos Mestres
Lançamentos dos documentários: Mestre Ulisses Mendes (Itinga). Mestra Noemisa Batista (Caraí); 18h Coral Flor de Liz (Itinga)
Dia 9
10h - Bate papo com Mestre Ulisses - Praça de Serviços
12h30 - Boi Janeiro de Maria Trovão (Itaobim)
Lançamentos dos documentários: Mestra Dona Zizi (Jequitinhonha) e Família Pereira (Caraí)
(Assessoria de Comunicação do Polo Jequitinhonha)
Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais