Em RO, borracheiro transforma pneus velhos em objetos de artesanato


Borracheiro já criou e confeccionou 157 modelos de objetos de decoração.
Jogo com cadeiras e mesinha sai por R$ 1.200.
Fernanda Bonilha
Do G1 RO
José Benedito confeccionando os objetos (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Com criatividade, o que ia para o lixo vira arte nas mãos habilidosas do borracheiro José Benedito dos Anjos, de Cacoal (RO). A borracha velha e empoeirada é transformada em mesas, cadeiras, vasos e objetos decorativos. Ao todo o artesão já criou e confeccionou 157 modelos de produtos. Além de pneus, pedaços de madeira também são utilizados.
Hoje a reciclagem é de extrema importância, pois o que não reciclamos ou o que não destinamos ao seu lugar adequado vai parar no meio ambiente. Com os pneus consigo fazer a reutilização e novos objetos, relata o borracheiro.
A experiência, além de render um dinheiro para ele, ajuda o meio ambiente e elimina criadouros do mosquito da dengue. O artesão aprendeu sozinho a trabalhar com pneus. O local de trabalho é a borracharia da família, enquanto nenhum carro está parado para troca ou ajuste nos pneus, o artesão utiliza o tempo livre para criar e confeccionar suas peças.
A matéria prima é fruto da profissão e também de achados e doações. Com vontade e criatividade podemos deixar nosso jardim super colorido e divertido. Faço vasos em forma de pássaros, bancos e cadeiras, conta.
Conjunto de cadeiras e mesa por custar até
R$ 1.200 (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
O borracheiro se sente orgulhoso em poder contribuir com a preservação do meio ambiente. Trabalhar com esse material é importante, pego um pneu que não será mais usado, que só serve de entulho e dou uma nova vida a ele. É bom para mim e para o meio ambiente, afirma.
José começou a trabalhar com artesanato há apenas cinco meses mas, segundo ele, o trabalho já está sendo reconhecido e as encomendas crescem a cada dia. Uma encomenda como esta, com cadeiras e mesinha sai por mil e duzentos reais. Tenho uma encomenda grande pra entregar com mais de 40 vasos de plantas de todos os tamanhos, conclui.