Dourados cadastra 100 artesãos em sistema nacional

Dourados cadastra 100 artesãos em sistema nacional
A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cadastrou cerca de 100 artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O trabalho pretende dar a oportunidade a estes profissionais de terem acesso a benefícios do setor.
O ritmo do trabalho de recadastramento foi intenso na semana passada, quando as atividades foram encerradas. Técnicos da Fundação estiveram no município neste período para fazer o cadastro e dar orientações aos artesãos.
Os artesãos que procuraram a Secretaria de Cultura e realizaram o procedimento vão receber a carteira de artesão MS pelos Correios.
Entre os benefícios de possuir o documento está a isenção de Imposto Sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra e venda dos produtos, entre outros benefícios. Vale a pena porque é uma série de vantagens, explicou.
Para obter a carteira, além de documentos pessoais, os artesãos ainda precisaram demonstrar suas habilidades. Foi exigido que cada um apresentasse uma amostra do produto artesanal que confecciona pronto e levar uma peça para demonstrar a técnica artesanal (começar e terminar) durante 15 minutos aos técnicos. A intenção é comprovar que o profissional realmente sabe fazer determinado trabalho.
O cadastramento é mais uma ação da Secretaria de Cultura para beneficiar estes profissionais. Há alguns meses, o município colaborou para a fundação da Associação Casa do Artesão de Dourados (Acad). A entidade assumiu o comando da Casa do Artesão, no Terminal Rodoviário e, desde então, a loja aumentou significativamente seu faturamento, com impacto direto pra os associados e profissionais que a integram.
Com a aprovação e o apoio do prefeito Murilo, colaboramos para reorganização da casa e a partir daí os artesãos começaram a colher os frutos dessa organização, refletido em maior lucro para os profissionais que hoje acreditam muito mais no próprio potencial, destacou Carlos Fábio. Para ele, a vinda da fundação é mais um passo importante para os que acreditaram na Acad e estão colhendo os frutos deste trabalho.

(Fonte: Prefeitura de Dourados)
Fonte: Da Redação (JR)