Cooperativa Central vai atender 280 famílias

Cooperativa Central vai atender 280 famílias
No último dia 9 de maio foi realizada no município de Poconé (MT) a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa Central. A nova cooperativa será responsável pela gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada no município de Várzea Grande, vinculada à Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso. A expectativa é de trabalhar com 70% da produção de alimentos de 14 municípios que compõem a baixada cuiabana com 280 famílias cadastradas.
Essa será uma cooperativa modelo que poderá ser implantada em diversas regiões no estado e atuando de forma integrada. Estamos acompanhando todo processo, desde a criação e formalização, dando suporte jurídico e de constituição aos dirigentes, disse o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. Ele disse que é necessário um trabalho junto à Secretaria de Fazenda para a legalização de todo o processo fiscal e tributário das operações que envolvem o transporte de produtos do associado à cooperativa.
O Secretário Adjunto de Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso, Luiz Carlos Alécio, frisou que a cooperativa é uma oportunidade para agregar valor à produção da agricultura familiar e ressaltou que ela vai organizar a produção e a comercialização, pois ai está o grande gargalo da atividade.
O presidente eleito para primeira gestão foi produtor Luiz Carlos Souza Ponce, mais conhecido como Lula. Ele disse a Cooperativa Central vai trabalhar com o mercado local e institucional, onde a lei garante a destinação de 30% dos recursos da merenda escolar para aquisição de produtos da agricultura familiar, e também os restaurantes.
Lula explicou que as 280 famílias que fazem parte das três cooperativas fundadoras, são provenientes de assentamentos, quilombolas e ribeirinha. A Cooperativa Central começou com três cooperativas, mas a partir de agora outras cooperativas poderão se associar e comercializar seus produtos na Central de Comercialização, disse o presidente.
Fonte: OCB/MT em 15/05/2014
http://www.cooperativismo.org.br/