Conferências municipais da Economia Solidária no TO têm início em Novo Acordo nesta sexta


O secretário da Setas, Raimundo Palito, ressalta a relevância das conferências para a sociedade brasileira e no Tocantins
Ao dar voz avaliativa à comunidade, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) iniciará nesta sexta-feira, às 8 horas, a Conferência Regional de Economia Solidária no Território do Jalapão em Novo Acordo, no auditório da Câmara de Vereadores. A conferência tem o objetivo de elaborar as diretrizes para a construção dos planos municipais, territoriais e estadual da Economia Solidária no Tocantins. O evento será organizado pelo Conselho Estadual de Economia Solidária (Cess), com representação de diversos órgãos e entidades.
O secretário da Setas, Raimundo Palito, ressalta a relevância das conferências para a sociedade brasileira e no Tocantins. É nas conferências que se confere o impacto das políticas públicas com o objetivo de reordenar serviços, otimizar a utilização de recursos públicos e melhorar a qualidade de vida da população, por isso o Governo tem dado todo apoio necessário para que elas ocorram em todas as regiões do Estado, ressaltou o secretário.
Segundo o presidente do conselho, Gilberto Milhomem, mais do que um simples evento, a Conferência é um espaço de decisão. Para decidir é preciso falar, ouvir e participar. Nas conferências serão debatidos três eixos: contextualização do plano, objetivos e estratégias, linhas de ação e diretrizes operacionais do plano que serão debatidas na Conferência Estadual, explicou Milhomem.
Ainda segundo o presidente, ao final da conferência, as propostas aprovadas deverão compor um relatório que será remetido ao Conselho Estadual de Economia Solidária. O relatório deverá ainda ser divulgado no município, suscitando cobranças para alteração da realidade local.

Conferência 2014
As conferências territoriais e intermunicipais estão previstas para acontecer até abril nos municípios de Divinópolis, Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Porto Nacional, Arapoema ou Couto Magalhães e Palmas.
A III Conferência Estadual que terá como tema: Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável deverá ser realizada em Palmas no período de 28 a 30 de maio de 2014 e a Nacional em Brasília no período de 26 a 29 de novembro de 2014.
http://surgiu.com.br/