Colegiados de design, moda e artesanato debatem planos de ação


Grupos são coordenados pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura
por Portal Brasil
Os colegiados setoriais de design, moda e artesanato do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) se reuniram nos últimos dias, em Brasília, para discutir políticas públicas para o setor. Os colegiados são coordenados pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura.
O CNPC é um órgão colegiado da estrutura do Ministério da Cultura (MinC), com a participação da sociedade civil, que propõe a formulação de políticas públicas para os setores culturais. Além do design, moda e artesanato, a SEC também coordena o setorial de arquitetura.
Na reunião do setorial do artesanato, os representantes deram prosseguimento aos trabalhos de elaboração do documento do plano setorial para o artesanato, que será submetido à consulta pública. Foi reivindicada a participação permanente de um representante da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que passou a ser responsável pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além disso, o colegiado pediu a participação de todos os membros no evento Teia 2014, do Ministério da Cultura, que será realizado em maio.
O colegiado também referendou o teor da carta dirigida à ministra da Cultura pelos setoriais de moda e design, em que, juntos, solicitam a realização de um seminário nacional de economia criativa envolvendo os temas do artesanato, moda, design e arquitetura e urbanismo. O objetivo é discutir e encaminhar sugestões de políticas públicas para os setores, identificando suas interfaces.
Consulta pública
Foi constituído um grupo de trabalho (GT) com dois titulares e um suplente, para acompanhar os trabalhos de sistematização das contribuições que serão coletadas na consulta pública. Além disso, o processo de renovação do colegiado foi outro tema abordado. Os atuais membros comprometeram-se a realizar a mobilização dos eleitores e candidatos de seus territórios, a fim de garantir a pluralidade da representatividade e a ocupação das 30 vagas (15 titulares e 15 suplentes).
Moda
O colegiado de moda se reuniu entre os dias 18 e 19 de março para revisar o plano de trabalho que já está em estágio avançado de elaboração. De acordo com Teresa Cristina Rocha, coordenadora geral de Desenvolvimento de Projetos Integrados da SEC/MinC, a revisão do plano consolida o enfoque metodológico previsto. No segundo dia de reunião, presidida pelo coordenador de informações da SEC/MinC, João Pedro Martins, os representantes de governo e sociedade civil também discutiram a elaboração de uma consulta pública sobre o plano.
Design
Na reunião do colegiado de design, também ocorrida nos dias 18 e 19 de março, os representantes avançaram na construção de indicadores para o plano setorial, que vai elencar as políticas públicas previstas a área. Além disso, segundo o coordenador de formação da SEC/MinC, Gustavo Vidigal, que presidiu o encontro, foi pensado o desenvolvimento de ações convergentes com os programas operados pelo Ministério, como a implantação dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Foram debatidas algumas possibilidades de interação do design enquanto conteúdo formativo e processo metodológico de comunicação para mobilização, explica.
http://www.brasil.gov.br/