Colegiados de design, moda e artesanato debatem planos de ação
05 de Abril de 2014
Grupos são coordenados pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura
por Portal Brasil
Os colegiados setoriais de design, moda e artesanato do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) se reuniram nos últimos dias, em Brasília, para discutir políticas públicas para o setor. Os colegiados são coordenados pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura.
O CNPC é um órgão colegiado da estrutura do Ministério da Cultura (MinC), com a participação da sociedade civil, que propõe a formulação de políticas públicas para os setores culturais. Além do design, moda e artesanato, a SEC também coordena o setorial de arquitetura.
Na reunião do setorial do artesanato, os representantes deram prosseguimento aos trabalhos de elaboração do documento do plano setorial para o artesanato, que será submetido à consulta pública. Foi reivindicada a participação permanente de um representante da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que passou a ser responsável pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além disso, o colegiado pediu a participação de todos os membros no evento Teia 2014, do Ministério da Cultura, que será realizado em maio.
O colegiado também referendou o teor da carta dirigida à ministra da Cultura pelos setoriais de moda e design, em que, juntos, solicitam a realização de um seminário nacional de economia criativa envolvendo os temas do artesanato, moda, design e arquitetura e urbanismo. O objetivo é discutir e encaminhar sugestões de políticas públicas para os setores, identificando suas interfaces.
Consulta pública
Foi constituído um grupo de trabalho (GT) com dois titulares e um suplente, para acompanhar os trabalhos de sistematização das contribuições que serão coletadas na consulta pública. Além disso, o processo de renovação do colegiado foi outro tema abordado. Os atuais membros comprometeram-se a realizar a mobilização dos eleitores e candidatos de seus territórios, a fim de garantir a pluralidade da representatividade e a ocupação das 30 vagas (15 titulares e 15 suplentes).
Moda
O colegiado de moda se reuniu entre os dias 18 e 19 de março para revisar o plano de trabalho que já está em estágio avançado de elaboração. De acordo com Teresa Cristina Rocha, coordenadora geral de Desenvolvimento de Projetos Integrados da SEC/MinC, a revisão do plano consolida o enfoque metodológico previsto. No segundo dia de reunião, presidida pelo coordenador de informações da SEC/MinC, João Pedro Martins, os representantes de governo e sociedade civil também discutiram a elaboração de uma consulta pública sobre o plano.
Design
Na reunião do colegiado de design, também ocorrida nos dias 18 e 19 de março, os representantes avançaram na construção de indicadores para o plano setorial, que vai elencar as políticas públicas previstas a área. Além disso, segundo o coordenador de formação da SEC/MinC, Gustavo Vidigal, que presidiu o encontro, foi pensado o desenvolvimento de ações convergentes com os programas operados pelo Ministério, como a implantação dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Foram debatidas algumas possibilidades de interação do design enquanto conteúdo formativo e processo metodológico de comunicação para mobilização, explica.
http://www.brasil.gov.br/