Caminhão leva artesanato para os municípios alagoanos

Caminhão leva artesanato para os municípios alagoanos
Ascom/Seplande
Caminhão leva artesanato para os municípios alagoanos
Em busca do fortalecimento e da valorização dos artesãos alagoanos, o caminhão Alagoas à Mão Itinerante tem sua primeira viagem marcada para os dias 5 e 6 de setembro. Os produtos serão apresentados no município de Batalha, onde ocorrerá a tradicional festa em comemoração a Nossa Senhora da Penha. O caminhão assegura aos artesãos melhorias na venda de seus produtos, maior credibilidade e visibilidade frente à cadeia produtiva e aos demais consumidores e, ainda, a descoberta de novos talentos nas diversas regiões que receberão o veículo.
Em junho deste ano, dois caminhões foram adquiridos para dinamizar a comercialização dos produtos feitos por esses profissionais. Um deles é o caminhão-loja que, devidamente equipado e adequado para expor os produtos, funciona como uma vitrine itinerante dentro e fora do Estado. O caminhão irá percorrer os municípios na busca pela consolidação e expansão do artesanato alagoano em nível nacional.
O caminhão-loja garante visibilidade para os artesãos mesmo nos municípios mais distantes, que antes não conseguíamos alcançar. Assim, esses artesãos podem mostrar seus produtos para todo o Estado e expandir seu comércio, que antes ficava restrito ao lugar em que eram produzidos, afirma Dyslene Teles, diretora de Design e Artesanato da Seplande.
O outro veículo, o caminhão-baú, será responsável pelo transporte dos produtos para feiras e eventos. No mês de julho, o caminhão levou os artesanatos alagoanos para serem prestigiados na FeneArte, a Feira de Artesanato de Pernambuco. Cerca de 450 artesãos de Maceió e de sete municípios do Estado puderam expor e comercializar seus produtos, como peças de Filé, escultura de cerâmica e madeira, Palha de Bananeira e Ouricuri, rendedê, entre outras tipologias.
Os caminhões foram adquiridos em uma ação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), dentro do Programa Alagoas Tem Pressa, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) para dinamizar a comercialização dos produtos feitos por esses profissionais. O investimento da Seplande na aquisição dos veículos foi de aproximadamente R$ 345 mil, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
Fonte: Ascom/Seplande
http://www.alagoas24horas.com.br/