Caminhão do Artesanato fortalecerá o trabalho de artesãos tocantinenses


A secretária Adriana Aguiar ressaltou que o veículo do Programa do Artesanato Brasileiro será um instrumento importante para a comercialização e valorização do artesanato do Tocantins
No Dia Nacional do Artesão, celebrado nesta quarta-feira, 19, o governo do Estado recebeu um caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro. A solenidade para marcar a entrega do veículo foi realizada em Brasília com a presença do ministro de Estado Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, entre outras autoridades dos 27 Estados brasileiros. A previsão é que o caminhão chegue ao Tocantins até o próximo dia 7.
Adriana Aguiar ressaltou que o veículo será utilizado no transporte de peças artesanais confeccionadas por artesãos do Tocantins. É um instrumento muito importante que vai facilitar a comercialização dos produtos produzidos no Estado e também a socialização da classe, no sentido de valorizar os artesãos, disse a secretária.
O ministro Afif também frisou a importância do artesanato para a geração de renda da população e reforçou a necessidade de criar uma política nacional do artesanato. O artesanato engloba milhares de famílias, quanta gente não vive do artesanato. Artesão é um microempreendedor e se autossustenta, afirmou.
Valorização
O artesão tocantinense Renato Moura, que acompanhou a solenidade, comemorou a nova conquista e afirmou que o caminhão vai ajudar na venda dos produtos. Vai facilitar o escoamento dos nossos produtos para feiras e eventos. Se a gente confecciona a peça e não tem como levar para vender, dá na mesma. Por isso o caminhão é importante, frisou.
http://surgiu.com.br/