Artesãos podem retirar a carteirinha da Sutaco em Itanhaém, SP

Artesãos podem retirar a carteirinha da Sutaco em Itanhaém, SP
Estão disponíveis no local 48 documentos solicitados.
Carteirinha dá uma série de direitos aos artesãos da cidade.
Do G1 Santos
Os artesãos que atuam em Itanhaém, no litoral de São Paulo, e solicitaram a carteirinha da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) já podem comparecer ao órgão para retirá-las. São 48 documentos disponíveis no local.
A Sutaco tem como finalidade cadastrar os artistas, incentivando o artesanato também como forma de geração de renda. Com a carteirinha do órgão, o artesão pode emitir nota fiscal eletrônica, participar de cursos de qualificação como aluno ou como professor, além de ter acesso a microcrédito, orientação técnica e jurídica. O artista também poderá participar de exposições e vender produtos em pontos de venda permanentes e em eventos.
Para retirar o documento, basta que os artesãos compareçam ao local, que pertence à Secretaria de Relações do Trabalho e fica no Centro de Atendimento ao Cidadão, na Avenida Harry Forssell, nº 1.505 - Jardim Sabaúna. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Solicitação
Para fazer a solicitação da carteirinha, os artesãos devem ser maiores de 16 anos e demonstrar o ofício diante de uma comissão técnica, que vão avaliar os trabalhos de acordo com as normas estabelecidas na legislação.
O primeiro passo é agendar um horário para entrevista e avaliação do trabalho, que pode ser feito pessoalmente no próprio Centro de Atendimento ao Cidadão. No dia da entrevista, os artesãos devem comparecer com uma via original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.
Também é preciso apresentar, no mínimo, três amostras de trabalhos de cada técnica que queira cadastrar. O artesão deve informar ainda todo o material necessário para a confecção de uma peça de cada técnica. A Sutaco cadastra até três técnicas diferentes para cada artesão.