Artesãos participam de feira itinerante em órgãos públicos

Da Redação
Agência Pará de Notícias
A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) organizou uma edição da Feira Pop Up de Natal, nesta quarta, 4, e quinta-feira, 5, para alavancar a renda de artesãos e trabalhadores manuais autônomos, que não recebem 13º salário mas, nessa época de final de ano, também enfrentam gastos extras com presentes, decoração e gastronomia.
A feira acontece no hall do 2º andar do Tribunal de Justiça, no Fórum Cível, bairro da Cidade Velha, lugar onde acontecem as audiências de conciliação. A feira acontece no meio da Semana da Conciliação do Tribunal, durante a qual deve passar o triplo do número de pessoas que normalmente passa, justifica Atenilda Alencar, coordenadora de artesanato da Seter. Com o fluxo maior, ela avalia que os artesãos consigam lucrar, nos dois dias, até 900 reais.
Promovida pela Seter, a Feira Pop Up de Natal acontecerá até o próximo dia 20 de dezembro em diferentes pontos da cidade, abrindo vitrines para o trabalho de aproximadamente 90 artesãos que produzem peças sugestivas de Natal. Iniciada no dia 25 de novembro, a feira está visitando vários órgãos públicos da capital. A última feira será levada entre os dias 17 e 20 à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
O artesanato é o ar que respiro. Faz parte da minha vida. Desde criança brincava com miriti. Larguei a profissão de pintor civil e industrial para seguir carreira de artesão como a minha única fonte de renda, assume Ivan Leal, especializado em artesanato de miriti.
Mapeamento - Com o intuito de valorizar o artesanato, a Seter realiza, ainda, até o dia 31 de dezembro deste ano, o mapeamento de comunidades quilombolas, em quinze municípios, para inclusão no Sistema de Cadastramento do Artesão Brasileiro (Sicab). Também estão sendo levantadas demandas para a III Feira do Artesanato Paraense e Mundial (Fesarte Pará), que acontecerá em 2014.
O artesanato é reconhecido em áreas como bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pintura, velas, sabonetes, sachês, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques e uma série de outras técnicas utilizadas para a fabricação de peças.

Texto:
Carla Fischer
Fone: 8463-1616 / 8287-9942
Email: carlafischer25@gmail.com
Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda
http://www.agenciapara.com.br