Artesãos douradenses poderão se cadastrar no Sistema Nacional


Parceria da Secretaria de Cultura com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul permitirá efetivação do Cadastro
Uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promoverá o cadastro dos artesãos de Dourados no Sistema Nacional (Sicab). Dois técnicos da fundação estarão em Dourados nos dias 13 e 14 de maio para efetuar o cadastro, além de oferecer orientações gerais os artesãos locais.
Esta é mais uma ação da Secretaria de Cultura, que há alguns meses colaborou para a fundação da Acad (Associação Casa do Artesão de Dourados). A entidade assumou o comando da Casa do Artesão, no Terminal Rodoviário.
Com a nova direção, a loja teve seu faturamento aumentado significativamente, beneficiando os associados e profissionais que integram o grupo. Com a aprovação e o apoio do prefeito Murilo, colaboramos para reorganização da casa e a partir daí os artesãos começaram a colher os frutos dessa organização, refletido em maior lucro para os profissionais que hoje acreditam muito mais no próprio potencial, avaliou o secretário de Cultura Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
Para ele, a vinda dos técnicos da Fundação será mais um importante passo na vida profissional de todos aqueles que acreditaram e se associaram à Acad. O grupo conta com uma administração séria e trabalhadora, requisitos fundamentais para o crescimento e consolidação da Acad, completou o secretário.
O Cadastro
Para fazer o cadastro os artesãos deverão comparecer à Secretaria de Cultura, no Teatro Municipal, no dia 13 das 13h às 17h ou dia 14, das 7h30 às 12h, levando o CPF, RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Além disso, é preciso que o artesão leve uma amostra do seu produto artesanal pronta e uma peça para demonstrar a técnica artesanal (começar ou terminar) durante 15 minutos aos técnicos.
Isso vai comprovar que o profissional que se apresenta realmente sabe fazer o trabalho, explicam os técnicos.
Os responsáveis pelo cadastramento esclarecem ainda que se o profissional já possuir a carteira de artesão MS, mas não tiver realizado o cadastro no sistema nacional, ou se a carteira de artesão estiver vencida, ele poderá ser inscrito sem passar pela demonstração e sua nova carteira será encaminhada com as novas. Posteriormente, as novas carteiras serão enviadas pelos Correios.
http://www.agorams.com.br/