Artesãos do RN têm bom desempenho na Feira


A participação de artesãos atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte na 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) foi considerada positiva. A proposta da loja conceito montada na feira era apresentar produtos manufaturados diferenciados, em termos de acabamento e qualidade, e, sobretudo, com forte apelo regional agregado, tendo como foco a Copa do Mundo da FIFA 2014. As vendas do Espaço Brasil Original somaram cerca de R$ 95 mil ao fim do evento. Isso representa um aumento de 44% no comparativo com o que foi comercializado no ano passado.
A gestora do projeto Setorial de Artesanato do Sebrae-RN, Jupira Nunes, destaca alguns fatores como responsáveis pelo crescimento das vendas, elencando a qualidade das peças, entre outros.
O espaço foi muito bem concebido de forma que chamou a atenção de quem visitava a feira. Mas tivemos um diferencial fundamental, a qualidade dos produtos, que não faltaram nas prateleiras. O abastecimento era feito a todo momento. Isso mostra que esses artesãos já estão encarando a atividade como negócio e que é imprescindível se profissionalizar.
A artesã Karina Santos é um exemplo disso. Decidiumelhorar as peças feitas em renda do sol. Renovei todos os meus produtos, rebuscando as rendas, diz a artesã.
Assim como os produtos de Karina Santos, o Espaço Brasil Original reuniu a produção artesanal de diferentes regiões do Estado e de diversos tipos de artesanato.
http://tribunadonorte.com.br/