Artesãos comercializam R$ 15 mil no primeiro mês do Café com Arte


Os turistas que visitam Alagoas durante a alta temporada têm conhecido um pouco mais sobre o artesanato local, através do programa Café com Arte, que leva os artesãos a comercializarem seus produtos durante o café da manhã em hotéis de Maceió e na Barra de Santo Antônio. Em um mês, os artesãos já contabilizam aproximadamente R$ 15 mil em vendas de produtos, além de encomendas para turistas do Brasil e do mundo.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae, contando com o apoio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), visando promover e divulgar o artesanato de Alagoas.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, classifica como positivo este primeiro balanço do programa. Em apenas um mês, conseguimos superar as expectativas. Com certeza ultrapassaremos a nossa meta até o fim do programa, já que os turistas estão encantados com a riqueza da produção local, comenta.
A artesã Odília Maria, que trabalha com o Redendê, está comercializando em um dos hotéis da capital. Ela afirma que está satisfeita com a procura dos turistas pelo seu trabalho. Em todos os hotéis que visitei, fui bem recebida pelos turistas. As vendas estão boas e já tenho uma encomenda para uma turista de Minas Gerais, que comprou um enxoval para sua casa, conta.
Pela primeira vez em Maceió, a professora aposentada Edna Ferreira, veio com um grupo de amigas de São Paulo para conhecer as belezas naturais alagoanas. Após ver o trabalho realizado pelos artesãos, ela parabenizou a iniciativa em apoiar à produção local. É quase impossível não adquirir algum produto de todos os artesãos que passam por aqui, pois é um trabalho muito bem feito. Não poderíamos voltar pra casa de mãos vazias. É muito importante que este trabalho seja divulgado, conta.
O Café com Arte ficará até o final de fevereiro - podendo ser prorrogado - nos seguintes hotéis: Hotel Jatiúca, Ritz Lagoa da Anta, Ritz Suítes, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel, Praia Bonita, Mércure, San Marino, Tambaqui, Matsubara, Ponta Verde e DAldeia Village Hotel (Barra de Santo Antônio).
http://primeiraedicao.com.br