Artesão produz peças com troncos de árvore em Dormentes, PE

Artesão produz peças com troncos de árvore em Dormentes, PE
Marivaldo Alves faz personagens da história, santos católicos e animais.
Matéria-prima é encontrada na caatinga, sem fazer desmatamento.
Do G1 Petrolina
Na cidade de Dormentes, no Sertão pernambucano, troncos de árvores que ficavam espalhados pela cidade têm se transformado em obras de arte. O artesão Marivaldo Alves esculpe em madeiras personagens marcantes da história da região, santos católicos e animais, sem fazer nenhum tipo de emenda.
A matéria-prima são os troncos de madeira são encontradas na caatinga, sem a necessidade de fazer desmatamento de árvores. Marivaldo recolhe todas as sobras de troncos de árvores que encontra pelo caminho.
Marivaldo desenvolve um trabalho pesado e ao mesmo tempo delicado. Essa história começou através de meu pai. Ele era carpinteiro e utilizava das ferramentas dele e daí comecei a fazer brinquedos. Como vim de família humilde, eu não tinha como comprar os brinquedos e criava aquelas peças que a minha imaginação surgia e daí começaram a chegar a chaveiros que comercializava para as escolas e surgiam estátuas, explica.
A criatividade do artesão passeia pela história do Nordeste. Entre as obras estão Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero, Frei Damião, São Francisco de Assis e muitos animais. Arte torna-se também uma terapia. Às vezes quando estou com alguns problemas, vou para arte e me distraio e me concentro. Termino esquecendo tudo que está se passando na minha vida, conta Marivaldo.