Artesão de sucata transforma restos de casemods e robótica em arte


por MELISSA CRUZ
Da Campus Party Brasil 2014
A Campus Party acabou no sábado (1) deixando para trás um Anhembi Parque vazio, barracas de camping solitárias e restos de equipamentos e peças usados em workshops e oficinas de robótica e casemods. Mas nem tudo precisa ir para o lixo. É que o explica Jota Azevedo, artesão pernambucano que nos últimos seis dias construiu a estátua de um robô de cerca de 1,80 m no Open Campus.
Azevedo ficou responsável por construir um robô de sucata na área aberta ao púbico com material trazido por ele e doações dos campuseiros e visitantes. A ideia é mostrar que nem tudo é lixo. São resíduos, que podem ser aproveitados, explica.
O que seria necessário para criar um ciborgue? Comente no Fórum
É o que ele vem fazendo em Recife, sua terra natal. Em um blog, o artista mostra detalhes das suas obras produzidas com restos de máquinas, computadores, eletrônicos em geral e até veículos. Tento passar através do meu trabalho que podemos construir algo legal com objetos que seriam lixo, conta. Os personagens montados por Azevedo são pintados e finalizados como escultura. Esse robô que estou fazendo na linha sci-fi aqui na Campus Party ainda será pintado, mostra. Ele está fincado no chão, para dar maior apoio e segurança, diz.
O robô de Jota Azevedo ficou exposto no estande do Banco do Brasil, próximo às startups e outras empresas patrocinadoras do evento. Além do projeto com reciclagem de peças, outras iniciativas chamaram a atenção na Campus Party. É o caso da oficina com restos de casemod e de um campuseiro de 34 anos que levou dois computadores curiosos, feitos com restos de outros PCs, gavetas e rádios.
Na oficina, que aconteceu na quinta-feira (29), na sala Workshop I, chamada Modding Sustentável, a ideia era reciclar restos de casemods antigos propondo o aproveitamento em outros projetos.Iniciativa parecida com a do campuseiro Thyago Virbickas, que levou o PC Rádio 86 e o PC Gaveta para o evento.
http://www.techtudo.com.br/