Artesão de Biritiba usa lições do avô para fazer brinquedos de madeira


O filho de 7 anos faz sugestões e adora as peças.
Preços variam de 25 a 120 reais.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Fernando Ribeiro da Costa é dono de um restaurante em Biritiba Mirim que serve comida típica mineira. No estabelecimento, ele já havia usados ensinamentos do avô carpinteiro para montar móveis e até o suporte da pia do lavabo. Agora, para atender a um pedido do filho, ele descobriu nos brinquedos de madeira uma nova forma de explorar o talento. Costa faz miniaturas, como aviões, navios e carrinhos.
As peças são vendidas no restaurante por preços que variam de 25 a 120 reais. Já não tinha mais lugar para por em casa. Aí eu falei então tenho que vender para continuar fazendo, explica o artesão.
Um navio que não está à venda é um sonho para muitos. A peça impressiona pela riqueza de detalhes. Palitos de sorvete formam o piso e palitos de fósforo foram usados no acesso ao convés e em pequenas janelas. Pequenos botões prendem a estrutura de barbante que segura a vela, feita de restos de tecido. Muitos materiais são reaproveitados. Olho para a caixa e já vejo o que vou fazer. Tem cabo de martelo velho, cabo de enxada. Eu uso tudo isso que não aproveito mais, detalha.
O trabalho tem que ser cuidadoso, para cortar, lixar e dar forma a várias pecinhas. A ideia é construir brinquedos que levem o nome de Biritiba e ajudem a fortalecer a rota do turismo. Para isso, ele conta com as opiniões do filho Gustavo Miranda Costa, de 7 anos, que também é um admirador do trabalho. Uma das peças prediletas do menino é um avião e ele garante que a família economiza com o talento do pai. Não vai precisar comprar e gastar dinheiro. Eu adoro os brinquedos dele.
G1