Artesanato de MS vai à Feira Mundial

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, levará para a 1ª Feira do Artesanato Mundial (FAM) e 1ª Feira de Artesanato Goiano, que acontecem em Goiânia de 24 de outubro a 3 de novembro, a arte representativa sul-mato-grossense. Os trabalhos ficarão expostos e poderão ser negociados por visitantes de diversos países.

Em ambas as feiras os visitantes poderão fazer uma viagem por meio do artesanato presente que reflete as origens e os costumes de nosso povo sul-mato-grossense. A Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura levará soma das experiências de artesãos de longa data e a criatividade dos novos.

O artesanato de Mato Grosso do Sul conta a sua história, carrega o passado, mas está focado no presente. Instiga artistas que com suas particularidades utilizam-se das mais diversificadas matérias-primas para moldar, tecer, esculpir, modelar, trançar as fibras, enfim, criar e produzir.

O evento é uma oportunidade para fomentar e promover a difusão do artesanato como importante ferramenta de geração de renda, emprego, educação ambiental e, como conseqüência, o intercâmbio de culturas.

Viabilizada pela Fundação de Cultura, a participação de artesãos de Mato Grosso do Sul na 1ª Feira do Artesanato Mundial (FAM) e na 1ª Feira de Artesanato Goiano garante a inclusão do artesanato do Estado no mercado competitivo, a melhoria da qualidade de vida dos artesãos e a divulgação da cultura regional por meio do artesanato.

A divulgação da produção artesanal de Mato Grosso do Sul é uma prioridade. A participação em feiras garante visibilidade ao nosso artesanato e oferece aos artesãos um novo canal de comercialização e intercâmbio, explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.
http://www.folhacg.com.br