Artesanato amapaense é selecionado para exposição nas cidades sede da Copa


PUBLICADO POR CHICO TERRA
Depois de uma criteriosa seleção do Ministério da Cultura (MinC), dois artesãos amapaenses terão expostas e comercializadas suas peças nas cidades sede dos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. O anúncio oficial foi divulgado no dia 12 de maio, no site do projeto Vitrines Culturais. Os artesãos Paulo Mendes de Morais e Eliane Fernandes Pioli vão ter os trabalhos vistos por milhões de pessoas.
Paulo Mendes de Morais terá 30 peças expostas, dividas entre Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. O artesão é morador do bairro Zerão, Zona Sul de Macapá. São imagens feitas em argila, denominadas de Seu Zé, que retratam o ribeirinho da Região Amazônica.
A artesã Eliane Fernandes Pioli conseguiu inscrever e ter selecionadas 50 peças. Os brincos Flor da Amazônia feitos com escama de pirarucu ficaram nos espaços Fifa Fan Fest, no Rio de Janeiro. No Amapá, foram 30 peças inscritas, num total de 11 artesãos.
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), ficou responsável por toda a logística do projeto Vitrines Culturais: Exposição e Comercialização de Artesanato na Copa Fifa de 2014. Isso incluiu a orientação, fotos das peças artesanais, inscrições, embalagens e envio às cidades sede da Copa.
Não medimos esforços para permitir que os artesãos tivessem a oportunidade de ter seus produtos expostos ao mundo. Isso é política de inclusão e de valorização da categoria que o Governo do Estado proporciona à categoria, disse o secretário da Sete, Sivaldo Brito.
As peças selecionadas começam a ser entregues à Secretaria do Trabalho a partir do dia 19. Até o dia 26, eles embarcam para os destinos selecionados.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Cultura e Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. As peças selecionadas serão expostas entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. A exposição e comercialização do artesanato acontecerá nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Orientação aos artesãos
No dia 14 de março, no auditório da Sete, foi feita uma apresentação do edital do Projeto Vitrines Culturais: Exposição e Comercialização de Artesanato na Copa Fifa de 2014 a 68 artesãos locais. No dia 3 de abril, a convite do Governo do Estado, a técnica do Ministério da Cultura, Regional Norte, Ana Caroline, fez uma minuciosa explanação e tirou as principais dúvidas dos artesãos amapaenses a respeito da inscrição de peças artesanais. Nas cidades sede serão 60 mil peças artesanais selecionadas, de conteúdo simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.
http://chicoterra.com/