Alto verão de marca nacional terá as cores do filé


O bordado filé, mais uma vez, será tema da moda alto verão do Cantão. O sucesso da primeira coleção da marca brasileira com bordado alagoano superou em 400% a aposta da equipe. A informação foidivulgada pelas estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta durante reunião do Sebrae com as artesãs e parceiros.
As estilistas estiveram em Maceió para uma nova pesquisa sobre os bordados alagoanos, entre eles, o bilro de São Sebastião, singeleza de Água Branca e os pontos e contos da cidade de Penedo. Também estão em estudo o artesanato das palhas de Ouricuri de Coruripe e de Taboa de Feliz Deserto.
Segundo Georgia Buckley, a nova coleção já foi definida com o bordado colorido e tons neutros. O bordado filé encantou o Brasil e esta nova coleção do Cantão também será sucesso, disse a estilista. Já a representante do Sebrae Vanessa Fagá informou que um dos destaques da instituição, em 2013, foi o trabalho de Indicação Geográfica do Filé e a coleção do Cantão, que deu visibilidade ao produto alagoano.
Para a secretaria municipal de Promoção do Turismo Claudia Pessôa a primeira coleção da marca brasileira trouxe o reconhecimento nacional para o bordado que é feito manualmente nas regiões das lagoas. A prefeitura de Maceió apóia as pesquisas do Cantão porque, além da promoção do destino, também torna o bordado sustentável para as famílias. Atualmente, a maior venda vem através dos turistas que chegam à cidade. Mas, o filé associado à marca brasileira é sinônimo de qualidade e esta abrindo novos mercados, disse.
As estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta visitaram as artesãs das cidades de Coruripe, Feliz Deserto, Penedo e São Sebastião para conhecer como mais sobre os bordados e as palhas. Gostamos de tudo, o trabalho manual é lindo e tem qualidade. Agora com as amostras nas mãos vão estudar a viabilidade economia de inserir na moda Cantão, disse Fernanda.
A secretária Cláudia Pessôa destacou a importância da coleção para o reconhecimento do trabalho das artesãs, além do empenho dos franqueados, em Maceió, Luciana e Maurício Gonçalves, por apresentar o típico artesanato alagoano para a empresa brasileira.
por Nide Lins/Semptur
http://aquiacontece.com.br/