Agricultores querem comercialização de polpas de frutas


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná (Semagri), apoiou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) na 3ª Audiência Pública realizada ontem (16) na Câmara de Vereadores, que pede a flexibilização da exigência de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a comercialização de polpas de frutas pelos produtores da agricultura familiar. A normativa baixada em novembro de 2013 pelo ministério, tem impedido que este tipo de produto seja comercializado junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A secretária municipal de agricultura e pecuária, Claudia de Jesus, participou da mesa de abertura do evento com o presidente da Fetagro, Fabio Menezes, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o diretor do departamento de produtos de origem vegetal do Ministério da Agricultura, Ricardo da Cunha Cavalcanti, os deputados federais, Anselmo de Jesus e Nilton Capixaba, a deputada estadual Epifânia Barbosa e representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar.
Segundo estimativas dos organizadores do evento, cerca de 70 mil alunos da rede pública de Rondônia estão prejudicados pela suspensão da entrega de polpas às escolas e pelo menos 580 famílias da região central estão em situação delicada, pois investiram na produção de frutíferas, na aquisição de despolpadeiras, frízeres e outros equipamentos, a gora estão com os estoques de polpas encalhados , sem perspectivas de comercialização. Ji-Paraná tem uma grande demanda por alimentos e essa restrição é um retrocesso no desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município e região, ressaltou Claudia de Jesus, que representou o prefeito Jesualdo Pires na audiência. Para Claudia, uma saída seria a União autorizar a emissão do registro pelos Estados ou Municípios, como é permitido para os produtos de origem animal. Com informações da Assessoria.
http://www.correiopopular.net/