Agentes da Cresol Vale das Araucárias no Paraná debatem sobre a comercialização


Neste mês de junho os agentes comunitários de desenvolvimento e crédito da Cresol Vale das Araucárias, no Centro do Paraná participaram de uma reunião para discutir assuntos relacionados à comercialização de produtos da Agricultura Familiar.
Essa conversa que o grupo vem fazendo para discutir os problemas da comercialização é o resultado do trabalho que a Cresol está fazendo junto aos seus cooperados e que desperta o interesse pelo assunto, destaca o diretor da Cresol, Flávio Marcos da Silva que participou do debate.
Há mais de 15 anos após o surgimento da Cresol no município de Turvo e depois se expandindo para novas áreas constituindo a Cresol Vale das Araucárias, pode-se afirmar que muito se avançou na organização dos agricultores familiares e nas possibilidades de acesso ao crédito. Além do crédito a Cresol é uma instituição que se preocupa com o seu cooperado e para isso em 2006 criou o Programa dos Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito tem como objetivo promover a participação de mais pessoas no processo de gestão das cooperativas singulares, bases regionais e Central.
Os Agentes são agricultores familiares e nas comunidades onde vivem provocam o debate sobre temas importantes para o fortalecimento da Agricultura Familiar como o desenvolvimento local e o controle social.
Os Agentes fomentam discussões sobre o papel do crédito como instrumento para a construção de um sistema de produção sustentável para as unidades familiares de produção, com a adoção de tecnologias que possibilitem ao agricultor desenvolver seus projetos sem afetar o equilíbrio da natureza melhorando assim as condições de vida no campo. Para melhor desempenharem seu papel, os Agentes estão em constante processo de capacitação.
Fonte: Cresol