19º Salão de Artesanato da Paraíba: cooperativas esperam superar vendas da edição anterior


Animadas com o bom fluxo de visitantes do 19º Salão de Artesanato da Paraíba, artesãs de cooperativas esperam superar as vendas registradas na edição anterior do evento. Desde o começo do Salão, a gente teve um aumento na faixa de uns 10%, mas daqui para o final espero suba mais, afirma a associada Luísa Barros, da Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras (Arteza).
O mesmo percentual de crescimento é esperado pela Cooperativa Artesanal As Cabritas de Boa Vista, segundo a cooperada Conceição Emiliano. As belas bolsas e acessórios de chita (trançada, desfiada, pintada ou bordada), produzidas pela cooperativa, chamam a atenção do público visitante. O movimento está ótimo e a gente está vendendo bem. Não tenho do que reclamar, comenta a cooperada.
Também salta aos olhos a beleza das redes e toalhas produzidas com a técnica do batique (técnica de pintura que usa cera de abelha e parafina) pelas artesãs da Cooperativa Artesanal Mista de Catolé do Rocha. Para esta edição do Salão, a cooperativa também investiu em peças de tricô artístico. São peças mais delicadas, que também chamam muito a atenção do pessoal, comentou a cooperada Sebastiana Maria de Andrade.
O Salão funciona diariamente das 15h às 22h, até o dia 26 de janeiro com visitação gratuita. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Sescoop/PB