No PA, Feira do Artesanato Mundial destaca cultura quilombola

No PA, Feira do Artesanato Mundial destaca cultura quilombola
Por G1 | Para: CBN Foz
Mais de 600 artesãos de diversos países participam da Feira do Artesanato Mundial (FAM), que começa neste sábado (23), em Belém. O tema deste ano, Artesanato Quilombola em nossa casa, foi inspirado na cultura quilombola, com o intuito de valorizar o artesão e a arte destas comunidades. O evento ocorre paralelamente à III Feira do Artesanato Paraense (Fesarte). A programação segue até o dia 31 de agosto.
Cerca de 80 mil pessoas devem passar pela feira durante os nove dias do evento, que recebe artesanatos de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Sessenta e três artesãos da região metropolitana de Belém e do interior do estado, e artesanatos de 23 países também participam. Um dos princípios da FAM é promover o artesanato como importante estratégia de divulgação cultural; geração de emprego e renda e educação ambiental.
Atividades gratuitas, como oficinas gratuitas de artesanato, shows de artistas locais, além de apresentações culturais e desfiles compõem a programação. Também haverá rodadas de negócios com 12 lojistas de outros estados. O intuito é permitir que os artesãos paraenses entrem no círculo de fornecedores destes lojistas. As vendas diretas devem movimentar mais de R$ 500 mil; já os negócios a longo prazo deve movimentar e R$ 2 milhões.
Em oito anos de existência, esta é a quarta vez que a FAM é realizada na capital paraense. A feira é reconhecida como uma referência para artesãos de todo o Brasil, e busca, a cada ano, inovar através da diversidade cultural.
Gastronomia
Por meio do projeto Pará no Prato, o Instituto Paulo Martins organizou uma Feira Gastronômica dentro da FAM e da III Fesarte. Os chefes Eliana Furtado, Felipe Gemaque, José Angelo Vasconcelos, Ofir Oliveira, Paulo Araujo, Priscila Thomé e Taiana Laiun vão preparar, ao vivo, diversos pratos criativos envolvendo a culinária regional para degustação.
Serviço:
A Feira do Artesanato Mundial (FAM) e III Feira do Artesanato Paraense (Fesarte) ocorrem no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, de 23 a 31 de agosto.
Publicado em Pará

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo