Feira atrai trabalhadores rurais em José de Freitas (PI)


Agricultura familiar
Expectativa é de que mais de mil famílias estejam presentes este ano no evento, expondo e vendendo alimentos produzidos em assentamentos
por Portal Brasil
Divulgação/GOV PI
Agricultura familiar do Piauí é responsável por 95% da produção de macaxeira no País
Começa nesta quarta-feira (25), no município piauiense de José de Freitas, na Região Metropolitana de Teresina (PI), capital do estado, a quinta edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A expectativa da prefeitura é de que mais de mil famílias de trabalhadores estejam presentes este ano no evento, expondo e vendendo alimentos produzidos em assentamentos da reforma e comunidades da região de agricultores familiares.
Palestras, capacitações, homenagens, apresentações culturais e shows também devem movimentar a programação dos três dias da feira, que termina na sexta-feira (27). Feiras como essas, que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ajuda a realizar com apoio logístico, sempre revigoram a agricultura familiar e economia solidária dos municípios, afirma o delegado federal do MDA no Piauí, Pedro Calisto de Oliveira.
Nessas ocasiões, agricultores familiares têm a oportunidade de conhecer novidades em equipamentos para agropecuária familiar, além de terem acesso, por meio de exposições e oficinas, aos conhecimentos que permitem o aumento e a qualidade da produção, acrescenta.
Dentre os produtos mais comercializados na feira estão milho, feijão, arroz e farinha de mandioca - a agricultura familiar do Piauí é responsável por 95% da produção de macaxeira no País -, rapadura, cajuína, melancia e abóbora.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo