Detentas da Susipe participam de Feiras de Artesanato no Hangar

Detentas da Susipe participam de Feiras de Artesanato no Hangar
Detentas custodiada pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), que formam a Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), estarão presentes na Feira do Artesanato Mundial (FAM) e III Feira Estadual do Artesanato paraense (Fesarte), que serão realizadas de 23 a 31 deste mês, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), as feiras terão a participação de 400 artesãos de 23 países.
No estande da Coostafe será possível comprar acessórios, como chinelos e chaveiros, puffs feitos com pneus, luminárias de crochê, almofadas, além de vasos, bonecas de pano, panos de prato, tapetes e canetas personalizadas, entre outros. Estamos capacitando as internas que já evoluíram na produção de produtos. Agora elas já estão fazendo produtos para decoração. Sempre pensamos em como reaproveitar materiais reclicláveis, explica a diretora do Centro de Recuperação Feminino, Carmem Botelho.
A cooperativa surgiu quando a direção da unidade percebeu que havia uma grande quantidade de mão de obra feminina ociosa. Com base nas habilidades de cada uma, as detentas foram chamadas a ministrar cursos para outras mulheres. Nas aulas elas ensinam técnicas de crochê, fuxico e outros tipos de artesanato. O sucesso da iniciativa deu origem à formação da Coostafe.
A Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) é a primeira do Brasil formada exclusivamente por detentas. O registro foi feito há pouco mais de um mês na Junta Comercial do Estado (Jucepa). A iniciativa da Susipe conta com 21 cooperadas. O Centro de Recuperação Feminino abriga cerca de 600 presas, a maioria na faixa de 40 anos, sendo que 70% delas cumprem pena por tráfico de drogas.
Também estarão nas feiras de artesanato plantas ornamentais de diversas variedades, tamanhos e cores, resultado do trabalho de detentos e egressos do sistema penal, por meio do projeto Cultivando Flores e Vidas, que faz parte do programa Articulação e Cidadania, em parceria com a Susipe e Emater.
Os egressos são capacitados em um espaço na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), que também é parceira do projeto. Além do conhecimento prático, eles têm acesso a informações sobre mercado, inserção social e cidadania, com técnicas de empreendedorismo, práticas associativistas, terceiro setor e reaproveitamento de materiais recicláveis.
A estimativa é que os eventos movimentem em torno de R$ 300 mil em vendas diretas e R$ 2 milhões em negócios futuros. Na programação, voltada para o fomento e promoção do segmento como estratégia de valorização cultural e geração de renda, estão oficinas de artesanato, rodada de negócios e apresentação cultural.
Data da Pauta: 23/08/2014 17:00:00
Expira em: 31/08/2014 22:00:00
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas s/n - Marco - Belém - Pará - CEP: 66.613-
Contatos: Erika Torres: 9101-6568 / 3239-4230
http://www.agenciapara.com.br/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo