Cooperativas de Agricultura Familiar fazem exposição e vendas em Ilhéus


Expo e vendas de 18 a 24 de junho
Conveniados de oito associações irão expor produtos e iguarias no evento Cooperativas de Agricultura Familiar, que ocorre entre os dias 18 e 24 deste mês de junho, na Avenida Soares Lopes. O evento é promovido pela Rota da Agricultura Familiar Bahia e conta com o apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante os cinco dias, o público vai poder conhecer, degustar e comprar produtos agrícolas produzidos por oito associações que irão expor biscoitos, sequilhos, licor de chocolate, sabonete de leite de cabra, tapiocas, artesanatos, entre outros. Participam da exposição, as organizações Flor da Terra, Cooperativa dos Agricultores Familiar e Econômica Solidaria (Coopafes), Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), Coproafe, Bahia Cacau, Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper), Dute Artesanato e Associação Humildes do Cipó.
A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia integra o programa Viva Melhor, do governo do Estado. O projeto tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas, sendo articulado com os programas Plano Brasil e Brasil sem Miséria. O Viva Melhor desenvolve ações da Assistência Técnica e Extensão Rural, atua no fomento às atividades produtivas, à agro industrialização e comercialização da produção, com foco nas principais cadeias produtivas.
Agricultura Familiar - Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros, responde por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país.
Fonte: Secom / Ilhéus

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo