Artesãos maceioenses expõem em feira do Mercosul


Ascom Semtabes
Mercado do Artesanato
Representantes de seis grupos de artesãos de Maceió seguem para Santa Maria (RS), em uma missão realizada pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, por meio do programa Economia Solidária. De 17 a 20 de julho, eles irão expor o que a capital alagoana tem de melhor no artesanato local na 10ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, um dos maiores eventos do segmento na América Latina.
Serão expostas peças de filé, pintura, peças em fuxico, bordado, além de outros objetos, que prometem encantar o público. A Feira de Santa Maria já entrou no calendário nacional de feiras e nela são realizadas conferências, palestras, oficinas, debates, shows, entre outras ações.
Mulheres de Talentos, Somando Talentos, Vencendo com Fé, Guerreiros, Artesãos Criativos e Ideias e Artes são os grupos que fazem parte do programa Economia Solidária da Semtabes e que vão participar o evento.
De acordo com a diretora de Economia Solidária da Semtabes, Michelli Larissa Nascimento, representantes da Semtabes, do Fórum Alagoano de Economia Solidária e do Conselho Municipal de Economia Solidária também irão acompanhar os artesãos na missão. Para ela, este é um momento importante porque é mais uma forma de estimular o acesso ao mercado.
Esta é mais uma ação na qual damos o suporte necessário aos artesãos que precisam deste apoio para conhecerem novas experiências, aprimorarem seus conhecimento e técnicas e, ainda, apresentar seu trabalho a um público potencial comprador, destacou Michelli.
A Economia Solidária é uma forma comum de produzir, na qual o lucro é partilhado entre todos que participam do processo produtivo. O que é produzido pelos empreendimentos do setor não deve afetar o meio ambiente, visa a sustentabilidade e devem respeitar princípios como a igualdade de gêneros, a distribuição equitativa de riquezas e a valorização do ser humano e do trabalho.
Artesanato, produção de alimentos e reciclagem estão entre as principais áreas de atuação dos empreendimentos econômicos solidários.
A 10ª Feira de Economia Solidária do Mercosul será realizada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A missão conta ainda com o apoio do Sebrae, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Conselho Municipal de Economia Solidária e Fórum Estadual de Economia Solidária.
Fonte: Ascom Semtabes

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo