Artesanato de alta qualidade produzido no Estado é atração na Expointer 2014

Artesanato de alta qualidade produzido no Estado é atração na Expointer 2014
Na Loja do Projeto Brasil Original, grupos de artesãos apoiados pelo SEBRAE mostram e comercializam produtos que retratam a cultura gaúcha
Da Redação
O melhor do artesanato produzido no Estado pode ser adquirido no estande Juntos para Competir (Foto: João Alves)
Esteio - Quem gosta de artesanato sofisticado, de alta qualidade e design diferenciando, não pode deixar de visitar a Loja do Projeto Brasil Original, iniciativa do SEBRAE, na Expointer 2014. Funcionando diariamente, até 7 de setembro, das 9h às 20h, o espaço inserido no estande do Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, reúne produtos elaborados por artesãos de três grupos gaúchos: Lã Pura, Ladrilã e Araucária.
Além de ter a oportunidade de adquirir as peças que estão à venda, o público da Expointer pode apreciar a cultura gaúcha, presente nos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos. Realmente são produtos artesanais de altíssima qualidade, que através de seu design arrojado e repletos de cultura e tradição, rompem as divisas do Rio Grande do Sul e se firmam, cada vez mais, no mercado nacional. Vale muito a pena levar para casa esse artesanato que retrata as tradições do nosso Estado, destaca o gerente setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.
O grupo Lã Pura envolve artesãos de quatro municípios da região da Campanha e Fronteira Oeste: São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana. As peças produzidas valorizam e contam a história do Pampa Gaúcho, utilizando matérias-primas como os fios naturais ou coloridos (lã pura) tramados em teares ou manualmente, as palhas (milho, arroz, bananeira, junco), o couro e os chifres, entre outros, que diversificam e enriquecem as manifestações culturais desse povo.
O grupo Ladrilã surgiu em meio à região da Costa Doce, que se estende de Guaíba ao Chuí e que também é chamada de Mar de Dentro. Seus artesãos utilizam como referência e inspiração os ladrilhos hidráulicos encontrados no patrimônio arquitetônico histórico da região e tem como matéria-prima principal a lã natural. Eles são oriundos dos municípios de Pelotas, Pedras Altas e Jaguarão.
Já o grupo Araucária reúne artesãos da região dos Campos de Cima da Serra, das cidades de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, Vacaria, André da Rocha e Esmeralda. Na coleção do Araucária, há miniaturas de animais, da árvore araucária e objetos típicos, além de jogos recreativos, acessórios escolares, de moda e uso pessoal, vestuário, objetos para casa e decoração e souvenirs.
Estande do Programa Juntos para Competir
Além da Loja do Projeto Brasil Original, o estande do Programa Juntos para Competir na Expointer reúne outras ações que atraem os visitantes da feira. A já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, com três sessões diárias de fracionamento de carcaças (às 10h30min, às 14h30min e às 16h30min), até 6 de setembro, apresenta a desossa de carnes de bovinos, bubalinos, ovinos, suínos e zebuínos, seguida da elaboração de cortes especiais das carnes em demonstração para degustação.
A Vitrine do Leite, que pela primeira vez é realizada no espaço conjunto da FARSUl, SENAR-RS e SEBRAE/RS, mostra a importância da cadeia do leite para o produtor e para a economia do Estado. A iniciativa, em três horários diários, até 6 de setembro (às 10h, 13h e 16h), leva os visitantes a um passeio por toda a cadeia do setor leiteiro, desde a propriedade rural até o consumidor final.
No estande do Juntos para Competir também é disponibilizado atendimento especializado ao público visitante. Técnicos do SEBRAE/RS e do SENAR-RS estão à disposição dos empreendedores para esclarecer dúvidas e mostrar os produtos e serviços que as instituições possuem para melhorar o desempenho das propriedades rurais. Os atendimentos ocorrem, diariamente, até 7 de setembro, das 9h às 20h.
http://www.sebrae-rs.com.br/

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo