Treinamentos do Senar/SC beneficiam mais de mil produtores da região oeste

O Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), órgão vinculado à Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), promove em novembro 64 treinamentos gratuitos na região oeste do Estado. As capacitações beneficiarão 1.024 famílias de produtores rurais.
No município de Abelardo Luz ocorrem os treinamentos de produção caseira de massas para congelamento, produção caseira de pães e biscoitos, iniciação à informática, informática básica e o segundo módulo da informática.
Na região do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó estão previstos os cursos de qualidade do leite em Nova Itaberaba, olericultura orgânica emCoronel Freitas, conservas de hortaliças e temperos em Guatambu e de bordado com patchcolagem, artesanato em couro, produção caseira de pães e biscoitos e confecção de tapetes em Chapecó.
Na região do Sindicato Rural de Concórdia ocorrem os treinamentos de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas e artesanato de bordado em Ipira, de jardineiro em Alto Bela Vista e de produção caseira de pães e biscoitos em Piratuba. No município de Concórdia acontecem os cursos de operação e manutenção no corte de árvores, iniciação à informática, informática básica 2, tratamento de madeira, doces de leite e iogurte e inseminação artificial em suínos.
Em Faxinal dos Guedes ocorre o treinamento em criação de bezerras e novilhas. No município de Ipumirim estão previstos as capacitações de olericultura orgânica, jardineiro e produção caseira de pães e biscoitos. Em Ouro Verde acontece o curso de bordado em patchcolagem.
Na região do Sindicato Rural de Quilombo acontecem os treinamentos de confecção de peças do vestuário íntimo e de produção caseira de massas para congelamento em Irati e de bordado com patchcolagem e produção caseira de massas para congelamento em Quilombo. No município de São Domingosocorrem os cursos de tratamento de madeira, manejo de colmeia, emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) e artesanato em couro.
Na região do Sindicato Rural de Seara ocorrem as capacitações de produção caseira de massas para congelamento e Programa 5S em Arabutã, de informática básica em Itá e de cortes e assados de carne suína em Xavantina. No município de Seara estão previstos os cursos de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias, cultivo protegido de hortaliças, conservas de hortaliças e temperos, qualidade do leite, conservas de frutas e Programa 5S.
Na região do Sindicato Rural de Xanxerê estão previstos os cursos de artesanato de bordado e confecção de acolchoados em Ipuaçu e de inseminação artificial em bovinos, qualidade do leite, manejo de gado leiteiro, artesanato de bordado, informática básica, jardineiro, aproveitamento integral de alimentos e operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes em Xanxerê.
Na região do Sindicato Rural de Xaxim acontecem os cursos de produção caseira de pães e biscoitos em Lajeado Grande, de conservas de hortaliças e temperos e operação e manutenção no corte de árvores em Xaxim.
http://www.economiasc.com.br

Alimentos & Bebidas
Artesanato
Turismo